Boas Práticas
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Escola Comércio Porto
Projeto Cidadão
No âmbito do Projeto Cidadão desenvolvido na componente de Cidadania e Desenvolvimento, ao longo do ano letivo, pelas nove turmas do ensino secundário, profissional, da Escola de Comércio do Porto (ECP), três do 10.º ano, 4 do 11.º ano e 3 do 12.º ano foram dinamizados subprojectos: 10.º ano Projeto Cidadão: Pela interculturalidade 11.º ano Projeto Cidadão: Pelos Direitos Humanos; 12.º ano – Projeto Cidadão: Pela participação democrática
Estes projetos culminaram na conceção, organização e realização da Semana da Europa, divulgada nas redes sociais da ECP, sendo cada dia sujeito a uma temática geral. As atividades estenderam-se além do previsto, desenvolvendo-se de 4 a 10 de maio, totalizando 17 iniciativas como sessões síncronas envolvendo convidados nacionais e internacionais, debates, gamification, produções criativas, concursos nas redes sociais, celebração do Dia da Cidadania, aulas temáticas e outros.
Encontrando-se as evidências nos links aqui colocados, retirados do nosso Facebook, sendo que todas as atividades foram publicadas também no Instagram com #SemanadaEuropaECP. Outros anexos encontram-se agrupados nesta pasta: https://drive.google.com/open?id=1XA3n8cXC8IOn0qxfm8Eup0OsTE5NPvFk
Relação de atividades:
1. “Europe in my Classroom” - Atividades desenvolvidas na disciplina de Inglês, para trazer a Europa para a “classroom” (virtual), dinamizadas durante toda a semana e com todas as turmas! Para conhecer as atividades em detalhe, consultar o anexo Planificação Europe in My Classroom.
1.1. “Europe Champions League” - Para introduzir o tema da Europa/União Europeia e motivar os alunos para a pesquisa, curiosidade e conhecimento sobre a temática, os alunos ompetiram na nossa própria “Europe Champions League”, com materiais didáticos selecionados do site europa.eu e disponíveis no nosso Infopoint. Jogou-se o “EU puzzle!” e o jogo de tabuleiro “Let´s explore Europe!”, dois jogos disponíveis online, com atribuição de badges e prémios aos vencedores. Foi, por isso, adotada a metodologia da “gamification”. Os nossos alunos, movidos pelo desafio, tornaram-se mais recetivos ao tema, os seus níveis motivacionais para o conhecimento e pesquisa aumentaram e desenvolveram experiências de aprendizagem significativa e de valorização pessoal.
1.2. “European cultural heritage objects”: Em seguida, os alunos exploraram a diversidade cultural e linguística da União Europeia e refletiram, de forma lúdica, sobre a sua presença permanente em todos os países que dela fazem parte. Selecionaram um objeto da sua casa, que representasse um país e/ou um dos valores da Europa/União Europeia, apresentaram-no na língua inglesa, durante uma aula, e, num mural virtual colaborativo (Padlet), colocaram a fotografia do objeto escolhido, descrevendo a associação feita, e enumeraram 3 curiosidades recolhidas de um site, presente no nosso Infopoint, sobre o país europeu representado. Esta atividade foi inspirada no projeto “Significant objects” em que, através do storytelling , é dada “vida” e significado a objetos sem valor. Neste período de confinamento obrigatório, ganhou ainda mais relevo, na medida em que potenciou a memória e a partilha de experiências agradáveis, vividas em Portugal ou num país europeu, “reacendendo” a esperança de que este período difícil irá brevemente chegar ao fim e abrir a possibilidade a novas viagens e visitas