Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 de Sarzedas
Abada de histórias
Com este projeto pretende-se desenvolver nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico competências em língua portuguesa e em literacia digital.
Procura-se também incentivar os alunos a colaborar com estudantes de outras realidades educativas para produzirem em conjunto produtos comuns.
O projeto foi fundado e é administrado por Maria do Rosário da Silva Baptista (EB1 Sarzedas – Portugal) e tem como co-fundadora Juana Torvisco Hidalgo (Espanha), também administradora do mesmo.
O projeto tem como base a plataforma europeia eTwinning onde a equipa de professoras parceiras estabeleceu contactos e tem à sua disposição um ambiente online seguro para trabalhar com os alunos. Apenas existe uma página pública, sendo as outras de acesso vedado ao exterior.
O cerne deste projeto é a colaboração entre todos os parceiros com recurso a ferramentas digitais para motivar os alunos na aprendizagem da língua portuguesa. A partir deste pressuposto foram criados documentos colaborativos online no Google Docs que podem ser acedidos dentro da plataforma eTwinning através de links. Nesses documentos foram criadas histórias, uma em texto narrativo e outra em BD.
Refira-se que a história em texto narrativo contém ilustrações dos alunos e foi utilizada a aplicação Storyjumper para fazer posteriormente o livro digital. O final da história foi elaborado em casa pelos alunos da turma do colégio S. Francisco de Assis em Luanda, Angola, sob a orientação da professora da turma. O título foi escolhido por votação de todos os alunos do projeto com acesso à internet confinados em casa por causa da pndemia covid19.
A BD foi feita no Storyboardthat e depois a prancha de 6 vinhetas criada por cada turma, relativa à sequência da história, foi colocada no documento comum criado no Google Docs e posteriormente foi elaborado um livro digital utilizando a aplicação Calameo. A última prancha com o final da história foi elaborada em casa pelos alunos da turma da escola da Mina, Castelo Branco, sob orientação da respetiva professora, em virtude do encerramento presencial das escolas devido à pandemia.
OBJETIVOS CENTRAIS DO PROJETO
Promover competências dos alunos na oralidade, leitura e escrita em língua portuguesa.
Incentivar a escrita criativa.
Promover o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) num ambiente seguro.
Incentivar o trabalho colaborativo.
Partilhar ideias e experiências pedagógicas.
Promover o intercâmbio cultural.
ESTABELECIMENTOS DE ENSINO ENVOLVIDOS
- EB1 Sarzedas e EB1 Mina – Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva – Castelo Branco - Portugal
- EB Abadias – Agrupamento de Escolas Zona Urbana – Figueira da Foz - Portugal
- EB1 Boa-Fé, EB1 Fontainhas, EB1 Alcáçova - Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas - Portugal
- Colégio São Francisco de Assis – Luanda Sul – Angola
- Colégio Público “Virgen de la Luz” - Cheles – Espanha
As docentes que participam neste projeto trabalham com os alunos em diferentes departamentos:
1º Ciclo do Ensino Básico:
- Maria do Rosário da Silva Baptista (Sarzedas, Portugal)
- Maria Elisabete Máximo de Campos (Castelo Branco, Portugal)
- Paula Maricato (Figueira da Foz, Portugal)
- Filipa Coelho (Luanda, Angola)
Educação Especial:
- Carla Ribas (Luanda, Angola)
- Maria do Carmo Oliveira (Elvas, Portugal)
- Isabel Maria Oliveira (Elvas, Portugal)
Ensino de português como língua estrangeira:
- Juana Torvisco Hidalgo (Cheles, Espanha)
TIC:
- Ângela Mesquita (Luanda, Angola)