Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 2/3/S Bispo D. Manuel F. Cabral
Somos nós, entre nós
Projeto multidisciplinar que visa conscientizar os alunos/cidadãos para a importância da inclusão e para o valor da diferença numa sociedade.
Uma história criada pelos alunos que se baseia numa combinação entre um jogo mundialmente conhecido o “Among us” e as 7 peças matemáticas do Tangram.
Os alunos foram as “ferramentas” deste projeto tanto na projeção, construção como divulgação do mesmo.
O “Teatro Negro: Somos nós, entre nós” foi feito em pleno pelos alunos atendendo ao desenvolvimento das competências de informação e comunicação; pensamento crítico e criativo; relacionamento interpessoal; raciocínio e resolução de problemas; desenvolvimento pessoal e autonomia e bem-estar, saúde e ambiente.
A realização do trabalho desenrolou-se em duas fases distintas – A primeira fase decorreu na aula de Cidadania com uma ação de formação, conduzida por docentes especializadas em Educação Especial, sobre inclusão com foco na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência. Nesta aula, houve espaço para debate sobre o autismo, caraterística de um dos alunos da turma.
Na segunda fase aconteceu a criação e divulgação do Teatro Negro “SOMOS NÓS, ENTRE NÓS “Esta fase desenvolveu-se ao longo de várias etapas: A criação/exploração de uma história de inclusão na aula de Português; Construção de materiais nas aulas de EV e ET; Exploração das peças de tangram e exploração dos conceitos de áreas, perímetros e escalas na aula de Matemática; Gravação da música “Ser Diferente é Normal” e encenação da peça na aula de Educação Musical; exploração das características da luz negra na aula de Ciências Naturais; e pesquisa, aplicação e exploração de ferramentas digitais na aula de TIC.