• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Esc. ES/3 Vila Cova da Lixa

    Escolas Mais Inclusivas

  • Sustentabilidade,
  • Digital,
  • Espaço Escolar,
  • Literacias,
  • Cidadania e Inclusão
  • Durante o ano letivo de 2022/2023, fui Coordenadora do Projeto Erasmus+ "Escolas Mais Inclusivas", que decorreu na Escola Secundária da Lixa, escola sede do Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras. Após vários anos de experiência no eTwinning e no Erasmus, decidi conjuntamente com alguns colegas (dois da Direção - a Vice-Diretora e um dos colegas adjuntos) fazer a diferença, ou seja, avançar com um Projeto Erasmus+, pela primeira vez, com alunos do nono ano de escolaridade e, integrando, também pela primeira vez, alunos NEE. Independentemente da sua proficiência linguística em inglês, os objetivos do projeto incidiram na Inclusão, na Equidade e na Cooperação/colaboração em meio escolar e com entidades fora do contexto escolar, tais como, a Cercifel, a ArtMusic (escola de música local), a CMF, várias entidades locais que trabalharam connosco em parceria, as famílias, enquanto elemento agregador de todo o "modus operandi" e sem as quais não seria possível realizar este projeto, pois cada um dos elementos participantes tinha de receber um colega turco ou italiano nas suas casas. Os nossos parceiros foram a Turquia (Anamur) e a Itália (Cerveteri). No primeiro caso, os alunos integram uma zona urbana carenciada, cujos agregados familiares têm grandes dificuldades financeiras e a Escola constitui, por si só, o único meio de promoção das suas aprendizagens, proporcionando vivências e experiências muito especiais a esses alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, emocional e para uma aprendizagem cada vez mais autónoma. No segundo caso, a escola participante situa-se num meio privilegiado, cujo corpo docente desenvolve, há cerca de dez anos, projetos Erasmus, destacando-se nas diferentes metodologias de ensino e abordagens curriculares (aspeto comum às três escolas parceiras). De acordo com vários documentos de referência europeus e, em particular, o "Reimagining School Readness", pode-se ler o seguinte: "...children with stronger skills do better in school, in the workplace and in life. Children directed to play and modeling of helping behaviours are the key to the developement of social and emotional skills and they need to be prioritized". Neste sentido, todas as escolas desenvolveram atividades utilizando as ferramentas digitais, interseccionadas com outras artes, como a pintura (no caso da Turquia), a música (sob a responsabilidade da escola italiana) e o drama (no caso da nossa escola, enquanto Coordenadora do projeto). Os alunos menos motivados para a escola, outros com várias retenções ou alunos NEE, deram o seu melhor, melhorando todas as suas competências, as suas capacidades de aprendizagem autónoma e envolvendo, de forma significativa, a sua família. Aliás, aspetos reiterados como positivos pelos próprios Pais/Encarregados de Educação e por eles próprios. Não esquecendo, porém, a sua crescente consciencialização da importância da Europa e dos seus valores humanistas ao longo deste processo educacional que, durante este ano letivo, foram trabalhados de forma lúdico-pedagógica. No próximo ano letivo, pretendemos abranger mais alunos NEE e/ou e outras nacionalidades. Do nosso ponto de vista, é fulcral promover o conhecimento cultural que inclua a preocupação para com o património local, nacional e europeu, não descurando, nunca, a sustentabilidade ambiental. Citando Andreas Schleicher, "In the future, we must close these gaps very early in the educational journey, because any later is an uphill struggle".

    Partilhar
    Facebook Share
    • 64760fb0-8cf4-4200-a2d5-c61f625f49a8
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança