Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EBI Infante D. Pedro - Penela
Entrelaços
O Projeto “Entrelaços” e surgiu de várias necessidades identificadas pelo GAAF, nomeadamente: vários alunos permaneciam na escola na tarde livre sem ocupação, havia na comunidade várias pessoas com saberes que entendíamos serem muito valiosos, queríamos envolver mais na escola alunos e comunidade, promovendo a aprendizagem informal, a convivência, a harmonia e a interação entre diferentes gerações. Desta forma, nasceu a ideia de criar momentos práticos de aprendizagem e partilha, através de ateliers, a que demos o nome “Entrelaços”, com a colaboração dos alunos Mentores do Agrupamento. Ao longo do ano, foram dinamizados 6 ateliers:
- “Tecelagem de Mandalas” - dinamizado por uma funcionária da Junta de Freguesia do Espinhal. Este atelier teve como objetivos promover o relaxamento e a criatividade, desenvolver a motricidade fina, a atenção/concentração e conviver. As mandalas realizadas pelos alunos, com lãs coloridas e paus de madeira, deram origem a uma exposição no átrio da escola.
- “Costura” - dinamizado por uma Assistente Operacional do Agrupamento. Teve como objetivo desenvolver a coordenação motora, a autonomia, a criatividade, a paciência e alertar para práticas conscientes de consumo, promovendo a reutilização de tecidos e outros materiais.
- “Crochet” - dinamizado por uma aluna do 8.º ano. Teve como objetivo “dar voz” a uma aluna que gosta de fazer crochet nos seus tempos livres e que quis partilhar com os colegas o seu saber-fazer. Todo o atelier foi orientado por ela, incentivando os colegas a aplicar esta técnica também nos seus tempos livres, de modo a desenvolverem competências como paciência, resistência à frustração, satisfação pessoal e concentração.
- “Origami” - dinamizado pela Coordenadora do GAAF e pela Mediadora. Teve como objetivo desenvolver a coordenação motora e promover a reutilização de revistas, dando-lhes nova vida, criando árvores de Natal que foram entregues pelos alunos aos vários espaços da escola (Biblioteca Escolar, Direção, Secretaria, Bar, Reprografia, entre outros).
- “Massa de modelar” - dinamizado por outra aluna do 8.º ano. Teve como objetivo “dar voz” a uma outra aluna do 8.º ano (de outra turma) que faz massa de modelas nos seus tempos livres e que quis também partilhar com os seus colegas esta atividade. Todos participaram ativamente na criação de vários enfeites de Natal, com mensagens alusivas à época, quer para decorar o Gabinete de Mediação Escolar, quer para oferecer aos vários espaços da escola (Biblioteca Escolar, Direção, Bar, Refeitório, Reprografia, Portaria, entre outros).
- “Mosaico Romano” - dinamizado pela Equipa do Museu da Villa Romana do Rabaçal. Teve como objetivo “levar o museu à escola”, criando uma ligação com a comunidade, bem como desenvolver a motricidade fina, a atenção/concentração, a criatividade. Os mosaicos estão ainda a ser concluídos pelos alunos e darão origem a uma exposição.
- “Os jogos vão à escola” - dinamizado pela Associação Incluir ConTacto. Teve como objetivo divulgar e promover a importância dos jogos de tabuleiro em vários domínios (concentração, trabalho de equipa, motivação, persistência…). Para além disso, foi realizado ao ar livre, numa zona de jardim, num ambiente de descontração e convívio saudável.
No final de cada atelier, foi proporcionado a todos um momento de convívio, com um lanche partilhado.
Em cada um destes ateliers estiveram presentes uma média de 25 alunos (cerca de 30% dos alunos da escola participaram), bem como docentes e AO.