• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Escola EB 1 de Fonte Santa

    Happy Mind / MindUP

    Esta iniciativa visa promover o bem estar e a saúde mental e emocional dos alunos do 1.º ciclo, com os reflexos que isso pode ter ao nível do sucesso escolar, da indisciplina, do absentismo e do abandono escolar, através da implementação do programa MindUP. Com esta vertente pretendemos ajudar os alunos a conhecer melhor as suas emoções e os seus comportamentos, a reduzir o stress e a ansiedade, a aumentar a autoconfiança, a empatia e a atenção/concentração. Este programa baseia-se na neurociência e nas práticas de atenção plena (mindfulness), assim como no desenvolvimento de competências sócio emocionais. 


    Ao mesmo tempo, também se pretende que haja uma maior interligação escola-família-comunidade na promoção da saúde mental e de comportamentos positivos, na vertente Happy Mind. 


    Os objetivos gerais do programa MindUP, são: 

    a) desenvolver competências de autorregulação; 

    b) fortalecer a resiliência e a tomada de decisão; 

    c) desenvolver competências sociais positivas; 

    d) desenvolver a atenção e a concentração; 

    e) reduzir os conflitos entre pares; 

    f) minimizar a indisciplina em contexto de sala de aula e noutros espaços escolares; 

    g) melhorar o ambiente de sala de aula e o processo de ensino aprendizagem; 

    h) melhorar o sucesso de alunos com comportamentos desajustados;

    i) promover a interligação destas temáticas com o currículo de várias disciplinas. 


    Além da implementação no contexto de sala de aula (MindUP), o projeto prevê ainda, na sua vertente Happy Mind: a) sessões de informação acerca do projeto, com os encarregados de educação; b) workshops de mindfulness para pessoal docente, não docente e encarregados de educação e c) articulação/colaboração com equipas técnicas internas e externas (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, Saúde Escolar,...) na dinamização de algumas atividades relacionadas com o tema.


    Os indicadores de sucesso, relativamente aos alunos, são: a) número de participações disciplinares; b) taxas de retenção; c) taxas de absentismo e abandono escolar; d) taxas de sucesso; e) dados de questionários realizados com os alunos. Relativamente aos restantes envolvidos, os indicadores de sucesso são as taxas de adesão do pessoal docente, não docente e encarregados de educação às ações a eles destinadas e o grau de satisfação relativamente às mesmas.


    Ao longo dos oito anos de implementação do programa MindUP, relativamente aos alunos, os docentes têm reportado melhorias ao nível: a) da atenção e concentração; b) da autorregulação; c) da resiliência; d) do entusiasmo pela aprendizagem; e) do sucesso escolar; f) da redução de conflitos entre pares, entre outros. Os docentes também reportaram, por exemplo, ter mais calma e menos ansiedade na relação com os alunos, menos impulsividade e uma maior capacidade de compreensão da perspetiva dos alunos.


    A mais recente atualização e integração da vertente Happy Mind teve como objetivo levar as práticas de mindfulness à comunidade educativa, integrando também nesse trabalho alguns parceiros, alargando assim os benefícios às famílias. 


    Durante a pandemia estão a ser:

    - disponibilizados recursos áudio, direcionados para os alunos dos vários ciclos/níveis, para serem utilizados em casa;

    - realizadas sessões de mindfulness semanais para alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário;

    - realizadas sessões semanais do curso de mindfulness para jovens, dando continuidade ao trabalho já iniciado;

    - realizadas sessões de mindfulness para adultos da comunidade educativa.

    Partilhar
    Facebook Share
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança