Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 de Fonte Santa
Happy Mind / MindUP
Esta iniciativa visa promover o bem estar e a saúde mental e emocional dos alunos do 1.º ciclo, com os reflexos que isso pode ter ao nível do sucesso escolar, da indisciplina, do absentismo e do abandono escolar, através da implementação do programa MindUP. Com esta vertente pretendemos ajudar os alunos a conhecer melhor as suas emoções e os seus comportamentos, a reduzir o stress e a ansiedade, a aumentar a autoconfiança, a empatia e a atenção/concentração. Este programa baseia-se na neurociência e nas práticas de atenção plena (mindfulness), assim como no desenvolvimento de competências sócio emocionais.
Ao mesmo tempo, também se pretende que haja uma maior interligação escola-família-comunidade na promoção da saúde mental e de comportamentos positivos, na vertente Happy Mind.
Os objetivos gerais do programa MindUP, são:
a) desenvolver competências de autorregulação;
b) fortalecer a resiliência e a tomada de decisão;
c) desenvolver competências sociais positivas;
d) desenvolver a atenção e a concentração;
e) reduzir os conflitos entre pares;
f) minimizar a indisciplina em contexto de sala de aula e noutros espaços escolares;
g) melhorar o ambiente de sala de aula e o processo de ensino aprendizagem;
h) melhorar o sucesso de alunos com comportamentos desajustados;
i) promover a interligação destas temáticas com o currículo de várias disciplinas.
Além da implementação no contexto de sala de aula (MindUP), o projeto prevê ainda, na sua vertente Happy Mind: a) sessões de informação acerca do projeto, com os encarregados de educação; b) workshops de mindfulness para pessoal docente, não docente e encarregados de educação e c) articulação/colaboração com equipas técnicas internas e externas (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, Saúde Escolar,...) na dinamização de algumas atividades relacionadas com o tema.
Os indicadores de sucesso, relativamente aos alunos, são: a) número de participações disciplinares; b) taxas de retenção; c) taxas de absentismo e abandono escolar; d) taxas de sucesso; e) dados de questionários realizados com os alunos. Relativamente aos restantes envolvidos, os indicadores de sucesso são as taxas de adesão do pessoal docente, não docente e encarregados de educação às ações a eles destinadas e o grau de satisfação relativamente às mesmas.
Ao longo dos oito anos de implementação do programa MindUP, relativamente aos alunos, os docentes têm reportado melhorias ao nível: a) da atenção e concentração; b) da autorregulação; c) da resiliência; d) do entusiasmo pela aprendizagem; e) do sucesso escolar; f) da redução de conflitos entre pares, entre outros. Os docentes também reportaram, por exemplo, ter mais calma e menos ansiedade na relação com os alunos, menos impulsividade e uma maior capacidade de compreensão da perspetiva dos alunos.
A mais recente atualização e integração da vertente Happy Mind teve como objetivo levar as práticas de mindfulness à comunidade educativa, integrando também nesse trabalho alguns parceiros, alargando assim os benefícios às famílias.
Durante a pandemia estão a ser:
- disponibilizados recursos áudio, direcionados para os alunos dos vários ciclos/níveis, para serem utilizados em casa;
- realizadas sessões de mindfulness semanais para alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário;
- realizadas sessões semanais do curso de mindfulness para jovens, dando continuidade ao trabalho já iniciado;
- realizadas sessões de mindfulness para adultos da comunidade educativa.