Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB1/JI de Lagoa
Programa de Promoção de Competências Socioemocionais: “DROPI”
O Programa “DROPI” corresponde a uma das ações do Projeto “Educar para o Sucesso”, no âmbito do PNPSE e é desenvolvido na Escola EB 1 de Lagoa (Agrupamento ESPAMOL), dinamizado pela Psicóloga Sandra Diogo. O Dropi é um programa dirigido a crianças, tendo por base um Canguru que se alimenta de sentimentos e pretende influenciar as crianças no sentido enfrentarem os desafios diários, de forma mais positiva e equilibrada. É um canguru muito especial, pois quanto mais ele exprime o que está a sentir, mais forte e energético ele se sente, sendo que isto também acontece quando os alunos partilham sentimentos com ele, pois a sua vitalidade surge da partilha de sentimentos. O Dropi representa a responsabilidade, a autonomia, a liberdade, o respeito, a atenção e a escuta e valores como o amor, o cuidado, a liberdade, a união e a partilha. O programa tem como objetivo a promoção de competências sociemocionais, nomeadamente: autoconhecimento, autoestima, empatia, comunicação, gestão emocional, pensamento crítico e resiliência, com vista ao seu desenvolvimento integral, bem-estar e realização pessoal. No ano letivo de 2022/2023, contou com a participação de 4 turmas de 2º ano (1ºciclo), cerca de 98 alunos. As sessões decorreram numa sala polivalente, quer no espaço exterior (recreio) da escola, de modo a proporcionar aos alunos uma maior conexão, maior atenção e concentração e contacto com o meio envolvente. O programa consta de 10 sessões, com a duração de 90 minutos cada sessão. Cada sessão permite desenvolver determinada temática (ex: Empatia, Pensamento Crítico, entre outras), através de várias metodologias, nomeadamente: dinâmicas de grupo, role play, visualização de vídeos, reflexões e partilhas de ideias, quer individuais, quer em grupo, entre outras. A estrutura de cada sessão é contemplada por 4 momentos: - Acolhimento e introdução à sessão, - Dinamização das atividades de desenvolvimento de competências, -Reflexão e principais aprendizagens, -Relaxamento. Estes 4 momentos são essenciais para garantir uma reflexão/partilha de ideias e aquisição das aprendizagens, captar e manter a atenção dos alunos e criar rotinas, associadas às sessões. De salientar que, as sessões estão pensadas, de modo a permitir uma aprendizagem e treino de competências, de forma progressiva, ou seja, as competências vão-se complementando umas nas outras e são preparadas, de forma que haja um equilíbrio em termos de ritmo e atividade. As sessões estão delineadas de forma a haver um equilíbrio entre as atividades, para que todos tenham oportunidade de treinar competências e capacidades distintas ao longo das sessões. Apesar das sessões serem muito dinâmicas e em grupo, também existem atividades com outras metodologias, uma vez que estas são essenciais para que outras capacidades e competências sejam treinadas. Diversos os estudos têm vindo a reforçar a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais não só enquanto preditoras de saúde mental, mas também do sucesso académico.