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    Esc. EB 2/3 Prof. Paula Nogueira

    Interculturalidade

  • Cidadania e Inclusão
  • O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, no âmbito da cidadania e desenvolvimento, implementou um projeto sobre a interculturalidade, envolvendo 8 turmas do 6º e 9º ano de escolaridade, 153 alunos, 8 Professores e 1 dinamizadora. O projeto surge da importância premente de trabalhar, junto dos alunos, as diferentes formas de estar/ver o mundo. Até porque as competências interculturais não surgem espontaneamente, têm de ser trabalhadas e aprendidas. O desenvolvimento destas competências é essencial para comunicarem/interagirem de forma saudável com as múltiplas identidades culturais, linguísticas e religiosas existentes na escola. Nas sessões procurou-se, por um lado, promover a reflexão acerca da importância da diversidade cultural no contexto português e no mundo, estimulando a compreensão, o respeito e a aceitação pelas diferentes culturas/grupos étnicos. Por outro lado, abordou-se as formas de discriminação, racismo e xenofobia. Deste modo, promoveu-se o diálogo intercultural, realçando-se o respeito pela diferença como parte integrante e enriquecedora das sociedades. Os conteúdos no 6º e 9º ano são coincidentes na abordagem realizada sobre a diversidade (caraterísticas físicas, culturais, linguísticas, religiosas, geográficas, económicas) e a diversidade cultural em Portugal. As restantes atividades foram ajustadas de acordo com o ano de escolaridade. No 6º ano, recorremos às diferenças meteorológicas, à palete de cores e à diversidade na gastronomia para mostrar o encanto da diferença. Pedimos aos alunos para conceberem como seria o mundo se fossemos todos iguais. Nesta linha, conduzimo-los a viajarem para outro mundo, onde vivem personagens de todas as cores, as quais sabem que são imperfeitas e, por isso, respeitam-se umas às outras, não fazem piadas ou gozam com as outras. Deste modo, fizemos a ponte para o diálogo sobre as semelhanças e as diferenças no contexto da turma e no mundo. Visualizamos a curta-metragem "Todos Iguais, Todos Diferentes" (Fonte: Instituto Marquês de Valle Flor), cujo objetivo é o entendimento multicultural. Promovemos a reflexão sobre os hábitos e tradições (as semelhanças e diferenças). Em grupo realizamos uma atividade sobre o que é necessário para uma vida digna; o que na nossa diferença é especial; o que temos de defender e respeitar. No 9º ano, promoveu-se o debate acerca do respeito pela diferença, explorando que nem sempre é fácil respeitar e valorizar o outro (diferente de nós), mas que é uma aprendizagem contínua que podemos fazer. Após aprofundarmos a posição dos alunos face a questões como: o que é ser diferente, ser diferente é mau e o porquê de algumas pessoas serem preconceituosas partimos para a confrontação destas conceções sustentada em relatos. Para o efeito, recorremos à visualização do vídeo “10 relatos sobre discriminação em Portugal” (Fonte: Observador), o qual permitiu atestar que é necessária uma mudança de mentalidade, pois as diferenças culturais, por vezes, não são reconhecidas. A exploração da música “Esquinas” (Dino d’ Santiago) foi uma atividade positiva no caminho da promoção do respeito e tolerância bem como do reconhecimento que somos todos pessoas e é mais aquilo que nos une do que nos separa. A visualização de um vídeo da campanha "PareSer: um passo em frente em prol da igualdade" (Fonte: ACM) procurou enfatizar a luta contra o preconceito face às comunidades ciganas. O balanço é muito positivo, tendo os alunos demonstrado interesse face à atividades propostas.

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