• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Escola EB 1 de Brancanes

    Jogo do Moinho

    O jogo do Moinho foi um projeto de educação para o património lúdico, que teve a parceria do Museu Municipal de Olhão, da Associação de Pais do Agrupamento e numa 1ª fase a turma de 3º e 4º ano da Escola EB1 de Brancanes.

    O jogo do Moinho é um jogo de tabuleiro, de estratégia, entre dois jogadores com o objetivo de colocar três peças em linha. As suas origens são incertas, contudo na Península Ibérica foi sob o domínio islâmico que o jogo teve maior popularidade.

    Esta atividade iniciou-se em janeiro de 2019 com a visita da técnica do Museu à escola de Brancanes para explicar as regras e treinar nos tabuleiros do museu.

    Seguidamente os alunos e pais, construíram em casa os seus tabuleiros e as peças personalizadas.

    Posteriormente organizou-se uma visita de estudo ao museu que incluiu a oportunidade de os alunos jogarem nos seus próprios tabuleiros.

    No 2º encontro a turma de Brancanes deslocou-se à Escola EB1 /JI José Carlos da Maia, concretizando-se o intercâmbio com a turma o 3ºC desta escola, que aprenderam as regras explicados pelos colegas de Brancanes e se motivaram para construir os próprios tabuleiros e peças com a colaboração dos pais.

    Para o início do ano letivo 2019 / 2020 serem expostos no Museu durante as Jornadas Europeias do Património Lazer.

    No último dia da exposição as duas turmas visitaram o Museu e realizaram mais um torneio convívio entre alunos e pais. Os pais colaboraram ainda na pintura do jogo no pátio das escolas.

    Um dos momentos significativos foi também a apresentação do jogo aos professores dos países que integram o Projeto Erasmus + -“ We Share One Future” que estiveram em Olhão em Dezembro de 2019, tendo levado o jogo para as turmas dos seus países ( Grécia, Turquia, Itália, e Roménia ).

    Sem dúvida que com este projeto conseguiu-se potenciar o trabalho em equipa entre pais e filhos e reforçar a importância do envolvimento da família na escola.  


    Partilhar
    Facebook Share
    • 62a1874d-4433-4c05-9be2-84200dae9693
    • 843c177c-0292-4afc-9ab1-1c0653f218f0
    • b2974d8c-24ea-47fb-9856-7a6b773d0f2e
    • c6152abd-5cbb-405c-9e3c-71ae4c101a04
    • fdcf0bbf-625e-41a4-91d5-4a262cd9cf78
    • 75e0c655-81b1-4363-8918-a7e4e30519cb
    • 94742606-a6ec-4a8f-b18f-ae6911fe9055
    • 7f845fad-4552-42bb-a29e-0f41ca40943f
    • 9e4efa5a-fb06-4436-8909-31b899c480e6
    • 743a2c92-bdc4-4713-b33d-a3e3d73d425b
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança