Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola ES/3 Carvalhos
AECarvalhos@Ligado (E@D)
Desde o momento, em que perante as circunstâncias atuais de uma pandemia que levou ao fecho das escolas, e que a instituição Escola teve a necessidade de se reinventar para poder continuar a chegar aos alunos, o Agrupamento de Escolas de Carvalhos teve a preocupação de não deixar nenhum aluno para trás.
Neste sentido, estabeleceu o plano AECarvalhos@Ligado, no qual imediatamente existiu uma preocupação inicial (logo em março) de se contatar os Encarregados de Educação por telefone, através dos Professores Titulares de Turma e dos Diretores de Turma, para se perceber quem seriam os alunos que não teriam os meios tecnológicos para estarem ligados. A todos os alunos foi fornecido meios para que pudessem estar conectados, quer através da parceria criada com a Câmara Municipal de Gaia e a Junta de Freguesia de Pedroso, quer com o empréstimo de computadores da escola, por parte do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, aos alunos que não tinham os referidos meios para poderem assistir às aulas síncronas.
A equipa de apoio do ensino à distância, formada pelos professores de TIC e elementos da Direção assegurou o apoio a alunos, docentes e Encarregados de Educação, no âmbito da utilização das ferramentas digitais. Criou vídeos tutoriais que foram inseridos na plataforma moodle e durante a interrupção letiva da Páscoa, deu formação a todos os docentes do Agrupamento no uso da plataforma moodle (que foi escolhida como sistema preferencial do trabalho assíncrono a ser desenvolvido com os alunos) e no uso do google meet, que foi utilizado para desenvolver as aulas síncronas.
Na primeira semana do 3º Período, enquanto os alunos já se habituavam à plataforma moodle, existiram reuniões de Conselhos de Turma para preparar o 3º Período, com o formato de ensino à distância, e os Professores Titulares de Turma e os Diretores de Turma reuniram com alunos e Encarregados de Educação, no sentido de os esclarecer quanto às mudanças que se estavam a efetuar.
Todos os docentes foram chamados a contribuir para este “ecossistema digital” que se desenvolveu, assumindo diferentes responsabilidades, dependendo dos cargos atribuídos e das estruturas a que pertenciam. Os Serviços de Psicologia e Orientação, a Equipa de Apoio à Educação Inclusiva e as Bibliotecas Escolares, delinearam planos próprios para este ensino à distância, que foram aprovados em Conselho Pedagógico.
Grupos disciplinares e Departamentos curriculares reuniram-se para debater os critérios e instrumentos de avaliação, adaptados a esta nova realidade, que também foram aprovados pelo Conselho Pedagógico. Foi monitorizada a implementação do Ensino à Distância nos diferentes Departamentos curriculares.
Os objetivos principais deste plano foram: a promoção de ações, no sentido de incrementar o espírito e sentido de pertença ao Agrupamento e à Turma; o fortalecimento de estratégias que combatessem o isolamento e favorecessem a interajuda dos alunos.
Com o objetivo de ajudar os alunos do 9º ano na sua escolha de prosseguimento de estudos para o 10º ano, foi dinamizada a semana AEC estamos lig@dos, nos quais foram apresentados os diversos cursos existentes no Agrupamento de Escolas de Carvalhos, no ensino secundário.