Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 1/JI de Águeda - Chãs
Esc. EB 1/JI de Recardães
Emoção em Ação é um programa de intervenção comunitária e universal que nasce das necessidades sentidas pelos agrupamentos de escolas do concelho de Águeda: promover a autorregulação do comportamento. É construído através da cooperação, entre uma Associação, a Psientífica e a Câmara Municipal de Águeda, começando a sua intervenção como uma atividade de enriquecimento curricular (AEC) no 1º ciclo. Em 2019 vence o prémio BPI Infância e em 2020 é reconhecido como uma IIES-Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social. Entre 2021 e 2023, com duas aprovações da tipologia Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, deu-se o alargamento do programa desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Emoção em ação tem como objetivo desenvolver competências socio emocionais em crianças, com base nos cinco pilares de inteligência emocional: autoconhecimento, gestão emocional/autocontrolo, empatia, motivação e competências sociais (Goleman, 1995). Estas competências são desenvolvidas com recurso a metodologias de educação não formal (e.g., jogos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento e mindfulness e meditação, entre outros), que permitem assegurar a intencionalidade, bem como despertar o conhecimento dos participantes, num processo interativo e contínuo, criando-se um espaço único de aprendizagem e um maior conhecimento sobre si e as suas relações sociais. Relativamente à concretização das sessões, todas elas, independentemente da faixa etária, decorrem em três momentos principais: momento PRO- Parar, Respirar e Observar, que pretende, através de mindfulness, relaxamento e consciência respiratória, contribuir para aumentar a autoconsciência e o autocontrolo, bem como um nível de maior tranquilidade. O momento seguinte é o de desenvolvimento, sendo trabalhado um pilar de inteligência emocional. Por fim, é feita a fase da integração, momento em que se realiza uma reflexão crítica e consolidação das aprendizagens. Como apoio à implementação de Emoção em ação foram desenvolvidos quatro manuais de intervenção e um livro de bolso. Todos os manuais foram elaborados, partindo dos cinco pilares da inteligência emocional, e contemplam a planificação das sessões, identificam as competências do Perfil do Aluno Século XXI que estão a ser desenvolvidas e elencam todos os materiais necessários. Foram igualmente criados conteúdos digitais: cinco vídeos “João Emoção – à procura das Emoções” e Emo PRO. No presente ano letivo frequentam Emoção em Ação 370 alunos do AEA sendo 69 alunos da Escola Básica de Águeda. De 2016 a 2022, o EMO chegou a 3 agrupamentos, 12 escolas, 294 turmas, 4654 alunos, foram desenvolvidas 1486 sessões e consideramos que tem atingido os objetivos a que se propõe. Site de Emoção em Ação : https://www.emoaction.org/