Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Centro Soc. e Cultural Riba D'Ave
Projeto Horta em Casa
O Projeto “Horta em Casa” surgiu no tempo de confinamento das crianças em casa. Pais e crianças tiveram de se adaptar a novas rotinas e novas configurações de padrões de relação entre crianças e pais. Como é sabido, os jardins de infância foram forçados a encerrar devido á situação de pandemia que o país está a viver. A postura do jardim de infância perante as famílias, foi desde inicio colaborativa e de apoio no sentido de, por um lado dar continuidade a algumas aprendizagens em curso e por outro lado sermos suporte e apoio, numa postura não mera e simples de envio de trabalhos e de sugestões de atividades á espera de envio de simples de fotos… quisemos ser parceiros e aliados e não “mais uns” a exigirem trabalho.
Sabendo, que as crianças adoram o ar livre, o quanto é importante mexerem a terra e sendo estas ativas por natureza, decidimos desafiar as famílias a criarem uma horta em casa. Nem todas as famílias tinham quintal, mas quem não tinha improvisou em recipientes para fazer as suas plantações. Além dos objetivos acima mencionados, também pretendemos desenvolver nas famílias a sensibilidade pela agricultura biológica, como sendo mais saudável para a nossa alimentação. Ao mesmo tempo, o facto de ser uma atividade em que as crianças e pais tinham de estar em interação e a trabalharem em conjunto, estreitou laços e promoveu momentos de convívios positivos, melhorando o conhecimento dos pais relativamente aos seus filhos e as crianças sentirem mais confiança e segurança no adulto. Pensamos por isso, ser uma boa prática para continuar a implementar noutras situações.
Pretendeu-se ainda, que este projeto expandisse os conhecimentos das crianças, proporcionando uma experiência educativa onde as crianças pudessem descobrir tudo o que está inerente a este tema. São exemplos dessas aprendizagens o conhecimento das ferramentas de como se trabalha a horta; conhecer o ciclo de vida das plantas; o papel das flores na horta; as pragas e insetos amigos da horta e outros conhecimentos sobre consociações de culturas e elaboração de fertilizantes naturais.
Para que todas estas aprendizagens acontecessem foram sendo sugeridas atividades e métodos (ex. observação direta) através dos folhetos educativos enviados semanalmente.
Sentimos que as famílias apreciaram, envolveram-se neste projeto, recebemos fotos, trabalhos, vídeos e comentários descritivos muito favoráveis.
As famílias ficaram mais sensíveis a este tema, como sendo uma temática “amiga do ambiente” e ao mesmo tempo “amiga da criança”, pois todos precisamos de um planeta limpo para termos qualidade de vida.