Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1/JI Regedoura
SOS ... Extinção!
É habitual ouvir-se dizer que uma espécie está extinta quando não existe mais nenhum indivíduo pertencente àquela espécie na Terra (no caso dos seres vivos). Este processo trágico é deveras comum e importante para o processo evolutivo das espécies, mas… a extinção pode ocorrer por variados motivos. a destruição de habitat, competição, doenças, caça, mudanças e catástrofes ambientais…
No entanto os processos de extinção graves ocorrem principalmente por ação antrópica! E o Homem não está a contribuir só para o desaparecimento de seres vivos… Fruto da evolução tecnológica muitas atividades estão extintas e outras a entrar em extinção, bem como recursos do planeta. Outro problema com que nos deparámos é com a extinção de determinadas atitudes e valores que tanto contribuem para o equilíbrio emocional dos seres vivos…
Com este trabalho de projeto pretendeu-se encontrar respostas para diversas questões, como:
O que é a extinção?; O que está em extinção no nosso planeta?; É urgente abordar a problemática da extinção ou provável extinção de determinados seres vivos, recursos naturais, de atividades económicas e profissões, de atitudes e valores?; Quais as causas (naturais e antrópicas) que levam ao perigo de extinção e consequentemente à extinção?; Que processos existem para contrariar o progresso da extinção?; Que diferentes vertentes se encontram em perigo de extinção na nossa região?; O que poderemos fazer em ambiente escolar para melhor compreender o processo e contribuir para minorar o problema (alertar para o perigo de extinção)?; O que sabe a nossa comunidade educativa acerca da temática? Verificar o real conhecimento acerca da temática.
Realizaram-se trabalhos diversificados ao longo do 1.º e 2.º períodos, nomeadamente: palestras informativas; contactos com associações e grupos ligados à causa (Grupo Lobo em Mafra e Forest Giants - S. Tomé e Príncipe); apadrinhou-se um lobo (angariaram-se verbas com a realização de calendários com a foto do lobo apadrinhado - Lobito, com o intuito de ajudar e participar na defesa dos animais em perigo); fez-se sensibilização à população escolar sobre o tema; realizou-se um filme de animação com o Cinanima (em fase de conclusão); trabalhou-se em parceria com o Comité Olímpico (mascotes olímpicas que representam animais ou plantas em extinção - tendo em conta que seria ano de Jogos Olímpicos); organizou-se um encontro com os diretores do Grupo Forest Giants de S. Tomé e Príncipe; trabalhos interdisciplinares no desenvolvimento do tema, incluindo os desfiles de Carnaval em Ovar e Válega com trajes representativos de profissões em extinção. Fez-se uma mascote do Lobito para sensibilização e informação variada sobre a espécie. Está a decorrer o estudo e análise de questionários realizados na Marktab Software de tratamento de dados da Marktest, questionário este online, aberto à comunidade educativa do agrupamento e aos familiares dos alunos. Elaboração de uma mascote a representar o Lobo Ibérico (uma do animais escolhidos para estudo).
No final da análise dos questionários ter-se-á uma visão global acerca dos conhecimentos e opiniões de quem nos rodeia relacionadas com a extinção de animais, plantas, recursos naturais, profissões, atividades, atitudes e valores.