Boas Práticas
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JI. da Irm. Mis. N. Sra. Rosário Unhão
“Desenvolvimento de competências fonológicas no pré-escolar”
Este projeto surgiu na sequência da sinalização de alunos do pré-escolar que evidenciavam dificuldades ao nível da articulação dos fonemas, na fala, na linguagem expressiva e compreensiva. Denotamos também cada vez mais um crescente número de alunos a necessitarem de acompanhamento ao nível da terapia da fala, pois evidenciam cada vez mais dificuldades ao nível da linguagem. É à medida que o desenvolvimento da linguagem evolui que esta começa a ter noção de que as palavras são compostas por sons, que estes podem ser isolados e manipulados. Admite-se que a criança desenvolveu consciência fonológica quando for capaz de brincar com os sons da língua oral, conseguindo produzir e detetar rimas, segmentar frases em palavras, palavras em sílabas, manipular e substituir sílabas em palavras, omitir e adicionar silabas em palavras, identificar sílabas iguais, identificar sons iniciais e finais iguais e associar sons às letras. Desta forma, o trabalho em sala foi desenvolvido semanalmente, com recurso a diversas atividades que permitissem o desenvolvimento destas competências. Um bom desenvolvimento da articulação verbal e da consciência fonológica são uma mais-valia no desenvolvimento do percurso escolar do aluno, potenciando uma maior facilidade na aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, este projeto surge de forma a colmatar uma lacuna que se evidencia cada vez mais no Pré-escolar, com implicações nas dificuldades apresentadas à posteriori nos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico.