Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 de Vila Nova
Aprender com a LGP
O 1.º ano da turma A, da nossa escola, aprendeu as letras do alfabeto com a ajuda da Língua Gestual Portuguesa (LGP), pois a professora considera que a utilização de diferentes estratégias e formas de expressão e de representação, incluem todos os alunos, tenham eles deficiências ou não. No caso da minha turma, não temos crianças com deficiência, mas foi notória a evolução dos alunos com mais dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Os alunos identificam com muito mais facilidade as letras quando lhes é associado o gesto da LGP, e conseguem escrever com correção ortográfica, verificando-se, deste modo, uma maior facilidade na aquisição destas competências. A LGP revelou-se assim, um excelente método de apoio à aprendizagem.
Sendo uma turma mista (1.º e 2.º anos), houve muita curiosidade por parte dos alunos do 2.º ano, que acabaram também por aprender, com bastante facilidade, o alfabeto da LGP.
Ao longo do ano, foram realizados vários jogos de leitura e escrita, usando, como complemento, este método.
No final do ano, foi pedido a uma professora de LGP que nos fosse ensinar algumas palavras/expressões e os nossos alunos adoraram a sessão, reproduzindo o que aprenderam com os seus familiares. Estes afirmam que os filhos adoram comunicar com gestos.
É importante incutirmos nas nossas crianças a diferença e tornar a LGP uma língua acessível a todos. Se os meus alunos necessitarem de contactar com alguém que seja surdo, certamente já saberão comunicar!