Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 Fernando Teixeira Lopes
As Ações Podem Mudar o Futuro
“As ações podem mudar o Futuro” é o título do nosso projeto. Foi uma frase proferida por uma criança do 4º ano e que reflete o trabalho desenvolvido na nossa escola ao longo destes anos sobre a categoria “Sustentabilidade”. A sua importância é tão significativa que o tema é transversal e a base dos projetos desenvolvidos.
Ser sustentável é pensar no futuro, é procurar soluções, é ser criativo nas escolhas, é ser resiliente e é ter consciência da importância de ter um papel ativo nas sociedades em busca de melhor qualidade de vida.
As “ações podem mudar o Futuro” são desenvolvidas em diferentes eixos:
Áreas comuns da escola:
- Existe uma sinalética própria com a imagem da nossa eco-mascote nos pontos de luz e equipamentos eletrónicos para que sejam sempre desligados e nos pontos de água para o uso responsável da mesma
Sala de aula:
- Reciclagem do material escolar
- Redução do plástico
- Uso de cantil
- Confeção de bolachas como opção às embaladas
- Uso de caixas para transportar lanche como opção ao papel de alumínio ou outras embalagens
- São valorizados lugares com predominância de luz solar
Com os assistentes operacionais:
- As crianças fazem a recolha nas salas dos resíduos para a reciclagem e vão fora da escola aos ecopontos depositá-los
Na Ludoteca e Atividades de Enriquecimento Curricular:
- Os materiais utilizados nas atividades e brincadeiras são os do quotidiano e os mais naturais possíveis, tachos e panelas não utilizados nas suas casas, eletrodomésticos obsoletos, tecidos e roupas, paus, paletes, pneus ou cartão
- As crianças aprendem a arranjar, transformar e a dar-lhes uma nova função através da carpintaria e da costura
- Existe uma grande reutilização de materiais e um prolongar da vida dos objetos
- Durante as férias as visitas fora da escola são feitas maioritariamente a pé ou de transporte
público
O grande desafio deste ano foi transportar as nossas ações e conhecimentos para a comunidade envolvente. Neste âmbito, pôs-se em prática o Projeto Fazeco.
As várias fases:
- Levantamento dos constrangimentos da comunidade
- Análise dos dados obtidos
- Criação de cartazes com os problemas e soluções para os mesmos
- Confeção de sacos a partir de t-shirts obsoletas como solução aos de plástico, para a
compra de pão, frutas e legumes. Distribuição de sacos a toda a comunidade
- Criação de 3 vídeos “Telejornal tornar um mundo melhor”, com os problemas evidenciados na análise inicial, explicação e importância na aplicação dos 5R’S e soluções sustentáveis
- Vídeo 1 - https://youtu.be/MT1qfoRU2UM
- Vídeo 2 - https://youtu.be/FmRekW3zEpQ
- Vídeo 3 - https://youtu.be/WWNJ8Ud1hNY
- Partilha dos vídeos com toda a comunidade escolar.
As atividades envolvidas neste projeto conseguiram atingir, e até superar os objetivos, uma vez que a comunidade escolar e, sobretudo, a envolvente da escola teve uma participação ativa na concretização de soluções sustentáveis - estiveram implicados desde o início e, no final, concretizaram as suas aspirações e sugestões.