Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 Assequins
Emoção em ação
Emoção em Ação é uma atividade criada e promovida pela Psientífica e apoiada pela Câmara Municipal de Águeda, implementada desde 2016 em Escolas do Município de Águeda, destinada a crianças e jovens, do 1.º ao 3.º Ciclo de Escolaridade. No 1.º ciclo decorre enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC), e é de caráter opcional; no 2.º e 3.º ciclos é implementada, quinzenalmente, desde 2020, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Em todos os ciclos de ensino a iniciativa visa responder às preocupações dos Agrupamentos de Escolas no que diz respeito ao comportamento dos alunos, e por outro lado ir ao encontro das recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que sugere que a escola deve ensinar competências sociais e emocionais. Em 2020/2021, abrangendo um total de quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Águeda, participam 20 turmas que somam um total de 343 alunos. Esta escola, EB de Assequins, abrange 2 turmas do 1.º ciclo de escolaridade, somando um total de 29 alunos.
A coordenação das atividades é liderada por duas psicólogas. Uma delas, está ativamente ligada ao projeto desde a sua conceção, mas ambas coordenam uma equipa multidisciplinar (de áreas ligadas ao ensino), de 10 professores.
O objetivo geral consiste em desenvolver competências socio-emocionais das crianças, através da promoção do autoconhecimento, autocontrolo, motivação, empatia e competências sociais. Estas competências são trabalhadas numa lógica de educação não-formal, recorrendo a jogos, dinâmicas de grupo, atividades rítmicas e expressivas, técnicas de relaxamento e meditação, entre outras.
No que diz respeito à planificação, desde 2020, as atividades obedecem a um Manual de Intervenção estruturado assente nos cinco pilares de inteligência emocional, conferindo maior estrutura e rigor ao nível da intervenção. Desta forma conseguimos uniformizar a prática de todos os professores que lecionam a iniciativa, para que esta possa ser sujeita a uma análise científica do projeto de intervenção e dos seus resultados. Importa ainda referir que, no presente ano letivo, irá ser realizada a Avaliação de Impacto, baseada na Teoria da Mudança através de questionários de avaliação de conhecimentos ao nível das competências emocionais das crianças.
Ao longo destes anos de implementação, a avaliação do impacto da iniciativa, e a sua disseminação, permitiram o reconhecimento de Emoção em Ação, como por exemplo o Prémio BPI Infância La Caixa (2019) e a aprovação da candidatura ao Portugal Inovação Social - POISE (Programa operacional inclusão social e emprego), enquanto projeto de inovação social (2020).
Agora designado de EMOACTION - Emoção em Ação é um projeto com alguns passos dados, mas que ainda está no início da caminhada. As crianças são o nosso espelho, onde revemos todos os dias os efeitos da nossa intervenção. Para elas, “Emoção em Ação é um sítio que faz as pessoas ficarem felizes e ajuda as pessoas que precisam”; “é uma aula para aprendermos a expressar as nossas emoções e aprender a ser amigo dos outros”; “Emoção em Ação serve para nos divertirmos e sobretudo aprender a respeitar”; “o que mais gostamos de fazer é brincar, ouvir histórias, ver vídeos (curtas-metragens educativas) e descontrair (momentos PRO – Parar, Respirar e Observar)”.
Perspetivamos num futuro próximo, que este projeto possa ser replicado em mais turmas do 2.º e 3.º ciclo e também no ensino pré-escolar.