Boas Práticas
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Esc. 2/3/S Serafim Leite
PROGRAMA DE MENTORIA: Promoção do desenvolvimento das aprendizagens dos alunos de Português Língua não Materna
A mentoria é um conceito que tem vindo a ser aplicado, cada vez mais, na implementação de programas que almejam o desenvolvimento positivo dos alunos, nas mais diversas circunstâncias. Neste sentido, tendo em conta este novo conceito e coadunando o mesmo com o número significativo de alunos provenientes de outros países, que chegam ao Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em todos os anos letivos, revelando imensas dificuldades de adaptação justificadas pela nova realidade escolar, assim como pelo contexto comunicativo (inter)pessoal coincidente com uma língua materna que não a portuguesa, que constitui, sem dúvida, um enorme entrave à sua aprendizagem, foi implementada, neste ano letivo, uma medida de acolhimento/escolarização adicional, a mentoria, a fim de cada aluno de Português Língua Não Materna se integrar, de forma mais salutar e motivadora, naquele que será o seu futuro mundo académico. Posto isto, interligando estes dois contextos – mentoria e PLNM -, considera-se bastante pertinente, no que respeita aos discentes que frequentam/frequentarão esta disciplina, sobretudo nos níveis de iniciação, oriundos de países estrangeiros, uma orientação proporcionada pelos seus pares, assumindo o papel de mentores, considerados uma fonte de apoio mais próxima do jovem que precisa de ajuda. Este programa de intervenção entre pares (mentor e mentorando) é desenvolvido com base numa aprendizagem colaborativa e cooperativa, conceptualizando a aprendizagem como um processo partilhado de conhecimentos e experiências. Este acompanhamento consiste não só em interações quotidianas desenvolvidas em momentos informais, como os intervalos, mas também na orientação aquando do desenvolvimento das aulas ou em sessões formais fora do horário escolar. A implementação do programa terá a supervisão de uma equipa coordenadora (Coordenadora de PLNM, Diretores de Turma ou Professores Titulares e Coordenadores do projeto) que passa por uma cuidadosa planificação, posterior implementação, monitorização (em relação aos mentores e aos mentorandos) e avaliação (semestral e final). Esta foi e é, sem dúvida, uma preocupação do Agrupamento, que recebe, todos os anos e ao longo de cada ano letivo, alunos cuja língua materna não é o Português, desde o ensino Pré-Escolar ao Secundário. Tem existido, também, nesta necessidade de inclusão, o cuidado de se exporem trabalhos realizados pelos alunos de PLNM e de Português Língua de Acolhimento (alunos que frequentam o Ensino Recorrente), num placar próprio, assim como foi desenvolvida uma amostra digital de alguns trabalhos efetuados, ao longo do ano letivo, aquando da iniciativa municipal, «Cidade no Jardim», e incentivada a sua participação no projeto «Kamishibai», através da criação da narrativa: «A aventura do menino Serafim». http://essl.pt/agoranos/index.php/inicio/agora/2262-uma-distincao-multilingue-na-universidade-de-aveiro