Boas Práticas
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Escola EB 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira
Pequenos astrónomos
Quem nunca olhou para o céu e se questionou acerca do tanto que existe para além daquilo que a vista alcança? Quem nunca comparou o dia e a noite? Pois é, destas indagações e tantas outras do mesmo género nascem os pequenos astrónomos.
Este projeto surge após a implementação do Projeto CoAstro, pelo Planetário do Porto, no ano letivo anterior. Terminada a primeira edição, com uma avaliação muito positiva, a necessidade de continuar a satisfazer a curiosidade das crianças relativamente a esta temática, acentuou-se! Tinha ficado a semente, que caiu em solo muito fértil! A segunda edição do CoAstro não se concretizou, este ano letivo, por se tratar de um ano de avaliação e validação do investimento. Dadas as condicionantes, nasceram os “Pequenos Astrónomos”. Trata-se de um projeto dirigido ao 1º ciclo e ao pré-escolar, cujos unidades didáticas propostas são “A Luz” e “O Sistema Solar”. De adesão facultativa, o projeto pretende facilitar o trabalho do professor que deseja explorar a astronomia, em contexto de sala de aula, com a mais-valia que é o apoio prestado pelos astrónomos do Planetário do Porto que, apesar de não estarem a trabalhar o CoAstro, não deixaram que os laços se perdessem, pois o objetivo deles é que, das nossas salas de aula saiam pequenos futuros astrónomos, que queiram compreender melhor a Terra através do Espaço. Para além do guião de atividades, disponibilizado a quem o solicitou, é sugerida a utilização dos vídeos do Paxi, da responsabilidade da ESA (European Space Agency). De todos os trabalhos desenvolvidos, destacam-se duas grandes atividades: As fases da Lua e a construção do foguetão (brinquedo). A experiência sobre as fases da Lua foi uma das atividades pedagógicas disponíveis para os nossos alunos na comemoração do Dia do Patrono, por onde passaram os nossos alunos do Jardim de Infância e do 4º ano. Consistia na visualização de um pequeno filme de animação, observação de um esquema de simulação das fases e num registo icónico. A construção do foguetão surge na sequência da exploração do mesmo tópico, e envolve a expressão plástica e a cidadania, por se ter optado pela utilização de materiais reutilizáveis.