• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Esc. EBI Fernando Caldeira

    Jogo das Profissões

  • Cidadania e Inclusão
  • O jogo das profissões consiste numa atividade de exploração vocacional destinada aos alunos do 6º ano. Partindo dos interesses dos alunos (questionário do INOVAR), foram convidados pais/encarregados de educação e entidades parceiras para partilharem com os alunos os seus testemunhos. O jogo teve lugar no dia 31 de março de 2023, estiveram presentes 78 profissionais das mais diversas áreas: Artes, Comunicação, Direito, Desporto, Educação, Gestão, Juventude, Saúde, Social, Serviços e Forças Policiais . Destes 78 profissionais 20 são pais e EE do AEA. Os 230 alunos que participaram previamente organizaram as equipas compostas por 3/4 alunos e fizeram chegar à organização às respetivas questões. Cada equipa recebeu uma caderneta na qual constavam as suas perguntas, assim como o circuito de jogo, que foi desenhado tendo em conta os interesses dos alunos. Com o Jogo das Profissões pretendíamos promover junto dos nossos alunos um momento de exploração do mundo das profissões, assim como estimular competências de comunicação. Com esta iniciativa pretendeu-se igualmente trazer a comunidade para dentro da escola, valorizando os seus saberes e conhecimento. E desta forma juntos tecermos a teia da identidade coletiva, o orgulho e sentimento de pertença, sentimento este que funciona como escudo para prevenção de comportamentos de risco e pilar na construção de projetos de vida. A avaliação do Jogo das Profissões realizou-se através de questionário aplicado aos alunos do 6ºano, responderam 114 alunos, 65 do sexo feminino e 49 do sexo masculino. Os alunos identificaram que o jogo contribuiu para aumentar o conhecimento sobre o mundo que os rodeia (M=4,42;DP=0,62); melhoraram as suas competências de comunicação (M=4,37;DP=071), capacidade de trabalhar em equipa (M=4,34; DP=0,81) e foi útil para a construção do seu projeto de vida (M=4,1;DP=0,93). O que mais gostaram "de aprender o que se faz em cada profissão e um pouco do dia-a-dia de um trabalhador"; "os conselhos para arriscar na vida sem medos"; "o facto de ter estado com tantos profissionais, que me ajudaram a ter uma visão de cada profissão"; "foi quando eles ou elas me deram uma resposta que eu compreenda e consegui entender". O que mais surpreendeu os nossos alunos: "alguns cenários que cada profissional se depara no seu dia-a-dia"; "78 trabalhadores disponibilizarem-se para estarem connosco"; " Quando perguntei às pessoas: do que é que gostava mais no seu trabalho? e todas dizerem que gostavam de ajudar os outros, de que maneira fosse e desde que conseguissem ajudar essas pessoas tudo bem para elas"; "saber o que algumas profissões fazem descobri coisa que não sabia em algumas profissões". O Jogo das Profissões na sua organização teve o envolvimento e colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Águeda e apoio da Câmara Municipal de Águeda e GICA.

    Partilhar
    Facebook Share
    • 8844c97b-506f-43f2-ad74-9ffa66b23d57
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança