Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Externato João Alberto Faria
Aprender Palavras em... Ucraniano
A realidade escolar e social portuguesa é cada vez mais composta por alunos de diferentes contextos étnicos, socioeconómicos e culturais. No ano letivo 19/20, em relação ao número total de alunos matriculados, cerca de 6,7% são alunos estrangeiros – a maior percentagem registada na última década (dados do OM). Como tal, torna-se importante refletir acerca dos valores e ideias que definem a nossa identidade cultural integrando as ideias e identidades das várias nacionalidades encontradas no sistema educativo (cerca de 179 nacionalidades), diminuindo a “barreira existente” entre as diversas culturas e línguas. Assim, tendo em vista a recente chegada de crianças e jovens ucranianos à nossa comunidade educativa, desenvolveu-se de forma também rápida uma atividade de final de período letivo de aprendizagem de palavras e expressões em ucraniano com a finalidade de, por um lado, promover a sua inclusão na escola e, por outro, levar alunos nacionais, mas também de outras nacionalidades, nomeadamente com o domínio do alfabeto cirílico, mas já com o domínio do português, a participar de forma divertida e ativa.
Objetivos:
- Promoção de conhecimento intercultural e do interesse sobre outras línguas;
- Diálogo entre alunos e professores acerca de outras culturas;
- Sensibilizar para a realidade de que o domínio de uma língua estrangeira pode ser difícil;
- Reflexão sobre o impacto da globalização, imigração e inclusão.
O projeto “Aprender Palavras em... Ucraniano” (poderá ser de outra nacionalidade se assim fizer sentido) nasceu dos conceitos de interculturalidade e inclusão como forma a promover o interesse dos alunos noutras culturas e sensibilização face aos acontecimentos na Ucrânia. Contou com a participação das turmas de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e com os alunos de PLNM de várias nacionalidades.
Devido à adesão e interesse demonstrado, esta atividade é para continuar. Ocorrerá no último dia de aulas e sempre que se justificar, nomeadamente no dia do 9.º ano e nos dias da oferta da escola e no final de cada período numa sala preparada com os seguintes materiais:
• Cartolinas de vocabulário feita por alunos de Comunicação e Serviço Digital, corrigidas por alunos PLNM.
Temas escolhidos: Cumprimentos, Comparação do nosso alfabeto com o alfabeto cirílico, Árvore Genealógica, Animais, Palavras de amor e Características, Curiosidades e Mapa da Ucrânia.
• Apresentação no Canva chamada “Escola Ucraniana” que mostra as diferenças entre a escola portuguesa e a escola ucraniana.
• Receitas típicas da Ucrânia (Holubtsi, Holodets e Borch) para os alunos lerem e experimentarem.
• Oficina de marcadores, em que os alunos em conjunto com os dinamizadores escolhem palavras e desenham nos marcadores.
• Diálogo de alunos de diferentes culturas. Alguns alunos de outras nacionalidades decidiram participar para ensinar os fonemas, palavras e dinamizar apresentações e jogos.
• Criação de dois formulários digitais – um Quiz e outro de Feedback – expostos em QR Code para os alunos jogarem ou apresentarem novas ideias, palavras e darem a sua opinião.