• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Externato João Alberto Faria

    Aprender Palavras em... Ucraniano

  • Cidadania e Inclusão
  • A realidade escolar e social portuguesa é cada vez mais composta por alunos de diferentes contextos étnicos, socioeconómicos e culturais. No ano letivo 19/20, em relação ao número total de alunos matriculados, cerca de 6,7% são alunos estrangeiros – a maior percentagem registada na última década (dados do OM). Como tal, torna-se importante refletir acerca dos valores e ideias que definem a nossa identidade cultural integrando as ideias e identidades das várias nacionalidades encontradas no sistema educativo (cerca de 179 nacionalidades), diminuindo a “barreira existente” entre as diversas culturas e línguas. Assim, tendo em vista a recente chegada de crianças e jovens ucranianos à nossa comunidade educativa, desenvolveu-se de forma também rápida uma atividade de final de período letivo de aprendizagem de palavras e expressões em ucraniano com a finalidade de, por um lado, promover a sua inclusão na escola e, por outro, levar alunos nacionais, mas também de outras nacionalidades, nomeadamente com o domínio do alfabeto cirílico, mas já com o domínio do português, a participar de forma divertida e ativa.

    Objetivos:

    - Promoção de conhecimento intercultural e do interesse sobre outras línguas;

    - Diálogo entre alunos e professores acerca de outras culturas;

    - Sensibilizar para a realidade de que o domínio de uma língua estrangeira pode ser difícil;

    - Reflexão sobre o impacto da globalização, imigração e inclusão.


    O projeto “Aprender Palavras em... Ucraniano” (poderá ser de outra nacionalidade se assim fizer sentido) nasceu dos conceitos de interculturalidade e inclusão como forma a promover o interesse dos alunos noutras culturas e sensibilização face aos acontecimentos na Ucrânia. Contou com a participação das turmas de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e com os alunos de PLNM de várias nacionalidades.


    Devido à adesão e interesse demonstrado, esta atividade é para continuar. Ocorrerá no último dia de aulas e sempre que se justificar, nomeadamente no dia do 9.º ano e nos dias da oferta da escola e no final de cada período numa sala preparada com os seguintes materiais:

    • Cartolinas de vocabulário feita por alunos de Comunicação e Serviço Digital, corrigidas por alunos PLNM. 

    Temas escolhidos: Cumprimentos, Comparação do nosso alfabeto com o alfabeto cirílico, Árvore Genealógica, Animais, Palavras de amor e Características, Curiosidades e Mapa da Ucrânia.

    • Apresentação no Canva chamada “Escola Ucraniana” que mostra as diferenças entre a escola portuguesa e a escola ucraniana.

    • Receitas típicas da Ucrânia (Holubtsi, Holodets e Borch) para os alunos lerem e experimentarem.

    • Oficina de marcadores, em que os alunos em conjunto com os dinamizadores escolhem palavras e desenham nos marcadores.

    • Diálogo de alunos de diferentes culturas. Alguns alunos de outras nacionalidades decidiram participar para ensinar os fonemas, palavras e dinamizar apresentações e jogos.

    • Criação de dois formulários digitais – um Quiz e outro de Feedback – expostos em QR Code para os alunos jogarem ou apresentarem novas ideias, palavras e darem a sua opinião.

    Partilhar
    Facebook Share
    • 426ab6f0-2471-4d50-9b65-7dab9921eab5
    • 08d3a5fe-60eb-49d0-9e5c-8d683326d9a5
    • 7374b6a7-27d0-4326-ac5b-9397cf2705a4
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança