Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB1 Prof. Artur Nunes Vidal
Projeto EMA
O Projeto EMA que significa Estímulo à Melhoria das Aprendizagens, tem vindo a ser desenvolvido em parceria com o Instituto para a Educação e Cidadania. Todas as semanas, alunos da nossa escola se deslocam às salas de laboratório da EB2/3, de modo a promover sessões de cursos avançados de ciências e/ou História da Ciência.
Das sessões deve ficar a ideia de que devemos acreditar nas situações e vivê-las para poder, com segurança, criar uma nova imagem do ensino/aprendizagem das ciências que permita aos nossos alunos acompanhar as mudanças sociais, o avanço da ciência e tecnologia e o significado que têm para a vida, preparando-os melhor para poder contribuir para uma educação para a ciência que, a nível iniciático, seja facilitadora do desenvolvimento das crianças e potenciadora duma aprendizagem mais profunda.
O mundo material é extremamente diversificado e extremamente complexo para que uma criança o possa dominar durante a escolaridade básica. O importante é tornar esse conhecimento e essa familiaridade interessante e acessível, captando o seu interesse e permitindo que sejam elas a colocar as suas questões e a responder às suas perguntas. É fundamental fazer-lhes ver que, afinal, as suas opiniões também contam e são importantes. Interessam-se, ganham auto-confiança e incentivo para prosseguir. Têm ideias, (as suas ideias) e sentem-se bem consigo próprias pelo facto de as ter tido.
É sabido que as crianças não possuem um ritmo de desenvolvimento já determinado, mas ter ideias depende, tão somente, da capacidade de cada um para as ter. Torna-se importante e mais aliciante descobrir o assunto que se pretende tratar ao invés de o investigar profundamente e não aprender nada com isso. Respeitando este princípio estaremos a ajudar as crianças a descobrir realidades que, de outra forma, lhe estariam vedadas, ajudando-os a ser criativos, fornecendo-lhes materiais e questões que sugiram, portanto pistas a seguir.
As Ciências, nesta fase do desenvolvimento da criança, podem ser duma extrema importância quando aliadas à sua curiosidade natural. É possível ajudar as crianças a desenvolver qualidades, criando situações, aceitando a surpresa, a perplexidade e a excitação ao mesmo tempo que se preparam cuidadosamente as diferentes tentativas para resolver problemas, proporcionando-lhes uma educação científica que lhes será útil num mundo necessariamente diferente do actual.
Assim sendo, de forma a melhorar o ensino das ciências, é importante propor atividades aos alunos, diferentes daquelas que se lhes têm oferecido até aqui, de modo a possibilitar-lhes experiências de aprendizagem significativas, ativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, e capazes de desenvolver nos alunos conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais para a inserção na sociedade.