Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola ES/3 Lousã
"Stop Bullying"
Ao longo do 1.º período foi preciso preparar esse caminho, com avanços e recuos, surgem situações de conflito entre pares, queremos estabelecer e estreitar laços dentro da turma e evitar situações de conflito nos recreios, nos balneários, que alguns, principalmente os que já lá estavam antes, entendem como sendo “normais “ocorrer.
Foi apresentado e proposto o “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying: Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” do Ministério da Educação aos Encarregados de Educação e promovido o debate. A proposta foi integrada no Plano de trabalho da Turma, entroncando-o com outros projetos em que a turma trabalhava - “Make a Wish”; “Mais Contigo” e eTwinning /Erasmus.
Os Encarregados de educação e alunos assinaram o compromisso “Turma Sem Bullying. Turma Sem Violência”, entre os alunos criaram-se os “embaixadores – “Stop Bullying”; realizaram-se várias reuniões com os pais e assembleias com a turma; uma encarregada de educação dinamizou uma sessão para a turma intitulada “We can be heroes, step by step”, sobre as temáticas do autismo e da diferença.
Organizaram um primeiro momento de jogos tradicionais com a participação das famílias, orientado pelo professor de educação física.
Em Português e Inglês abordaram os textos sobre o Bullying, criaram cartazes em grupo e a 31 de janeiro – Dia da Não Violência Escolar promoveram uma exposição no polivalente.
O tema foi também abordado em TIC e Cidadania. Um aluno sugeriu a criação de um grupo no Instagram para debater este tema, entre outros – a sua intenção foi usar exatamente a mesma rede com o propósito oposto ao que antes alguns a tinham utilizado. A proposta foi apresentada aos professores em reunião e constituiu-se a conta, mas entretanto, entrou-se em confinamento. A escola é encerrada, assim os alunos tomaram a iniciativa de criar um grupo no Instagram, como o aluno referiu: “Quando isto começou, e quando as rotinas do ensino à distância se instalaram nas nossas vidas foi criado um grupo, mas, tendo apenas o propósito de melhorar a comunicação acabou por nos unir mais.”
Durante o confinamento criaram o “Diário das nossas emoções” - http://linoit.com/users/crissilva_eTwinning/canvases/Journal%20of%20our%20emotions .
Afastados, ficaram ainda mais unidos e agora..
“Já somos uma “Turma sem Bullying”, achamos que plantámos na nossa escola a semente “Stop Bullying”, haverá muito a fazer, mas o caminho está agora mais desbravado.”