Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 2/3 Ferreira de Castro
Projeto Multidisciplinar de Culinária - Uma viagem gastronómica
O Projeto Multidisciplinar de Culinária, desenvolvido com os alunos do 9ºJ (PCA), constituiu uma boa prática ao nível da articulação horizontal, onde todas as disciplinas do currículo do PCA puderam participar de uma forma ampla e integradora (de uma forma holística).
Deste projeto fizeram parte várias atividades, como por exemplo a pesquisa de pratos tradicionais portugueses, como a francesinha, pão-de-ló, bôla de carne, arroz doce, aletria, bolinhos de Castelo Branco, e a sopa da pedra. Mas também pratos internacionais como por exemplo pratos da Tunísia (em articulação com a disciplina de Francês e contribuindo para a participação da turma no concurso “Affiche ton Français”) e os tradicionais scones ingleses (numa articulação com a disciplina de Inglês, com a pesquisa, confeção e venda de scones à Comunidade Escolar, e que permitiu a obtenção de verbas para financiamento de outras atividades do PCA).
Destaco, também, os trabalhos relacionados com a pesquisa sobre francesinhas (com cálculos de calorias e valor nutricional, em articulação com a Matemática, Ciências Naturais, Educação Física e a área multidisciplinar de Culinária), e a atividade sobre a sopa da pedra (lenda e sua dramatização, junto dos alunos do 1º ciclo, em articulação com Português e a área multidisciplinar de Comunicação).
Ainda no âmbito da área Multidisciplinar de Culinária, e em parceria com o grupo de Educação Física, o Centro de Apoio das Aprendizagens Estruturado e Multidisciplinar (com alunos com necessidades educativas especiais – Medidas Adicionais), foi dinamizado um conjunto de atividades, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Neste âmbito foram: criados jogos relacionados com a alimentação posteriormente dinamizados pelos alunos da turma, com os alunos dos CAA; elaborado um conjunto de vídeos para assinalar esta efeméride, publicados, a posteriori, no blogue da turma; e promovida a interação entre pares, tendo os alunos do PCA acompanhado os alunos das CAA aos jogos promovidos pelo grupo de Educação Física. O fim da atividade terminou com a distribuição de mousse de morango, confecionada pelos alunos da turma a todos os participantes.
A participação de encarregados de educação e/ou familiares, especialmente durante o período de Ensino à Distância (E@D) foi uma das medidas implementadas durante o período de confinamento e que permitiu enriquecer este projeto. Um desses exemplos foi a atividade em que os alunos confecionaram alguns pratos, com familiares, e partilharam com a turma fotografias do processo e respetivas receitas.
Ao longo do ano o projeto e respetivas atividades foram divulgados no blogue da turma (9ºJ/PCA) – https://pca-ferreiracastro.blogspot.com.
O projeto teve como produto final a elaboração dum livro de receitas pesquisadas e confecionadas pelos alunos da turma, ao longo do ano (em articulação com Educação Artística e Tecnológica, e as áreas multidisciplinares de Comunicação, de Culinária e de Área de Integração).