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    Escola EB 2/3 Dr. Fortunato Almeida - Nelas

    "Ser Amável é Fixe!"

    Os aspetos emocionais da formação do aluno enquanto pessoa têm sido ignorados pelo currículo e, no entanto, começam a surgir evidências de que há uma correlação entre o sucesso escolar e a prevalência de uma cultura escolar baseada no princípio da amabilidade. A Fundação americana “Random Acts of Kindness” (Atos aleatórios de amabilidade), em cujo trabalho esta proposta se inspirou, realizou alguns estudos que demonstram essa mesma correlação: aumento da empatia entre docentes e alunos, aumento da motivação pró social, diminuição de comportamentos agressivos e antissociais, diminuição de conflitos e da indisciplina na relação aluno-professor. 

    Fundado nestes princípios e ideais, o projeto “Ser Amável é Fixe!” foi desenvolvido com as turmas lecionadas pela docente (do sétimo e oitavo anos de escolaridade), com enquadramento na disciplina de Inglês (no caso do 7.º ano no tema “Escola e Bullying” e no caso do 8º ano no tema de “auto estima e auto imagem”), com a salvaguarda de poder ser alargada a outras disciplinas e anos de escolaridade.

    O Projeto teve enquadramento no Projeto Educativo do Agrupamento, nos princípios da sua Missão: “compreensão do mundo”, “intervenção no mundo”, e “construção de si mesmos enquanto pessoas”; nos valores e princípios de “respeito por si e pelos outros” e da formação pessoal e social".

    O projeto procurou melhorar a qualidade da interação social dos alunos; melhorar o ambiente/clima de escola; aumentar a autoestima dos alunos pela demonstração de que cada pessoa pode fazer a diferença; diminuir o número de ocorrências disciplinares dentro e fora da sala de aula; desenvolver competências pessoais e sociais ao nível do relacionamento interpessoal e comportamental; reconhecer publicamente a importância cívica da construção de um clima de escola norteado pela amabilidade.

    Durante três semanas, foram lançados desafios diários a todas as turmas participantes, para concretizarem ações de amabilidade com um impacto positivo no clima da escola. O tema foi igualmente explorado em contexto de sala de aula, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Inglês. Depois de um debate/apresentação em contexto de sala de aula, os alunos foram desafiados a concretizar ações que demonstrassem amabilidade para com todos os elementos da comunidade escolar. Foi criada pela docente uma conta na rede social Instagram, e foi solicitado aos alunos que partilhassem, através de registo fotográfico ou em vídeo, as suas ações de amabilidade, de acordo com as propostas divulgadas no início de cada semana. Por cada ação de amabilidade foi atribuído um ponto e no final das três semanas, foi feita a divulgação da “Turma mais amável da Escola”, e dos "Alunos mais amáveis em cada Turma", com a devida distinção através de diplomas, crachás, um saco de pano e um "Quadro de mérito da Amabilidade." Devido ao sucesso da iniciativa, e a pedido dos próprios alunos, a duração inicial do projeto foi prolongada até as aulas serem interrompidas, havendo mesmo assim, a vontade de continuar a amabilidade em casa.

    A iniciativa envolveu todos os docentes das turmas envolvidas, que iam também atribuindo pontos por boas ações ou bom comportamento, dentro e fora da sala de aula. Também as Assistentes Operacionais e Administrativos fizeram parte deste Projeto, alargando-se desta forma a iniciativa a todos os agentes educativos da comunidade escolar. 

    O feedback foi francamente positivo, com relatos de alteração de comportamentos e atitudes.

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