Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Jardim Escola João de Deus
Projeto "Assembleia de Turma"
A "Assembleia de Turma" é um projeto de turma do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que visa desenvolver competências e valores nos alunos ao longo de todo o ano letivo, tais como a oralidade, a escrita, a leitura, saber autoavaliar-se e avaliar os colegas, espírito cítico, saber tomar decisões, sentido de justiça, a liberdade de expressão, o respeito pelos colegas, professores, funcionários e seres vivos de um modo geral (educação ambiental), a solidariedade, o saber partilhar, a interajuda, o espírito de equipa, promover a igualdade de raça e géneros, assim como valores democráticos. No entanto é de referir, que é um projeto transversal a todas as áreas curriculares.
Todas as semanas são selecionados os chefes da sala de aula, pela ordem da lista nominal: chefe de turma, subchefe, chefe de cantina, chefe de material e chefe de limpeza; Para que ao longo do ano, todos possam passar pelo menos uma vez em cada tarefa - o que realmente acontece. No início do ano letivo, os alunos são esclarecidos sobre as funções de cada um dos chefes. No final de cada semana, isto é todas as sextas-feiras pelas 16h realiza-se a assembleia de turma onde cada um avalia o seu comportamento, que depois também será avaliado pelos chefes, já que ao longo da semana há uma tabela onde estes registam o comportamento de cada aluno qualitativamente. Chegando-se por votação à avaliação do seu comportamento (votação de todos os alunos da sala de aula). A avaliação qualitativa vai desde: Não Satisfaz, Satisfaz, Bom e Muito Bom.
Nesta Assembleia, cada um dos alunos pode discutir qualquer problema, que tenha tido de forma ordeira ou de resolver determinado problema que se tenha ocorrido consigo, com outro colega ou adulto, assim como de propor e dar sugestões para que a escola funcione de forma mais eficiente, onde se respeitem todos os alunos, seres vivos e o meio ambiente (educação ambiental).
Quem dirige a Assembleia de Turma são os chefes de turma, o professor mantém-se na sala de aula apenas como mediador, caso seja necessário - por norma a intervenção do professor faz-se mais no início do ano letivo. É também no início do ano e ao longo do 1.º período, que o professor seleciona os próximos chefes, no entanto no 2.º e 3.º períodos os alunos já sabem como selecioná-los. Ao longo da Assembleia de Turma, tudo o que se fala é registado em ata (folha própria para o registo), que é feito pelo subchefe durante a Assembleia de Turma.