Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 2/3 Cego do Maio
eTwinning – uma dimensão europeia de cidadania na Escola
O AECM entende que a partilha de práticas pedagógicas diferenciadas e o trabalho colaborativo dentro e fora da sala de aula são um excelente meio para promover o crescimento pessoal, social e educativo dos nossos alunos e dos docentes. Temos a convicção de que a cidadania europeia tem que ser uma vertente da Educação para a Cidadania e formação integral dos nossos alunos e, nesse contexto procuramos desenvolver projetos e realizar atividades que, conjuntamente com parceiros de outros países, promovam a assunção progressiva da dimensão europeia da cidadania. Indo de encontro ao Projeto Educativo da instituição, procuramos valorizar a melhoria da qualidade pedagógica bem como a internacionalização da própria organização, reforçando a cooperação entre parceiros internacionais, com o objetivo de inovar nas suas práticas pedagógicas e organizacionais.
Pretende-se que a relação entre professores e alunos ultrapasse as paredes da sala de aula e que as aprendizagens adquiridas através deste tipo de projetos tenham, verdadeiramente, impacto quer na construção de conhecimento, quer no desenvolvimento de um sentimento de cidadania europeia, visível dentro da escola. A cooperação entre professores de diferentes áreas promove a interdisciplinaridade resultando na construção de projetos com temas tão distintos quanto inovadores. As docentes envolvidas assumem ainda um forte empenho para que os pais dos alunos e a comunidade acompanhem e tomem conhecimento das atividades que se realizam no âmbito destes projetos etwinning.
No presente ano letivo foram desenvolvidos 9 Projetos eTwinning dos quais se destacam:
- Projeto "Des Jeunes Comme Nous" (alunos de 9.ºanos) para promover a comunicação entre alunos de Francês, língua estrangeira, de diferentes nacionalidades, de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos de uma forma mais real, lúdica e interativa, recorrendo às TIC para efetivar a comunicação;
- Projeto "Christmas wishes" (alunos de 5.º e 6.ºanos) para troca de cartões e cartas em inglês, onde os alunos deram a conhecer a sua cultura, os seus sonhos e os seus desejos;
- Projeto Book it 20! (alunos de 5.º e 6.ºanos) para incentivar à leitura e a compartilhar experiências com outros alunos de outros países;
- Projeto "Taste the Present" (alunos de 9.ºano) para despertar o interesse para a atenção e a ideia de treinar a mente com recurso à partilha de experiências na aplicação do Mindfulness em contexto escolar em diferentes escolas europeias;
- Projeto S.P.A.C.E. (alunos de 8.ºano) que desenvolveu temas como: hábitos digitais, cidadania digital, identidade digital, estilos de vida, curiosidade pelo Espaço e criou planos de ação para preocupações globais como as alterações climáticas;
- Projeto GPE Challengers (alunos de 7.ºano) para desenvolver nos alunos as quatro competências linguísticas em Inglês com recurso a ferramentas web e práticas de comunicação em contexto real, promovendo videoconferências com as escolas europeias parceiras.
-Projeto "Bon App" (alunos de 6.º e 7.ºanos) para sensibilizar para o património cultural e gastronómico dos países envolvidos, a fim de construir pontes entre as diferentes culturas.
A página dos projetos poderá ser consultada em: https://www.cegodomaio.org/etwinning-2/