Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 2/3 Celeirós
Intervalos Ativos
O Projeto Intervalos Ativos encontra-se a decorrer na Escola Básica 2,3 de Celeirós desde o ano letivo 2019/2020. Este projeto foi criado em resposta à necessidade de diminuir o tempo que os alunos despendem no telemóvel, nomeadamente na utilização de redes sociais ou em jogos, durante o seu tempo livre. Desta forma, pretende-se que o projeto diminua os impactos negativos da tecnologia no bem-estar socioemocional dos alunos, promovendo dinâmicas de ocupação de tempos livres saudáveis, aproveitando os espaços exteriores da escola. O projeto decorre em articulação não só com o projeto Teach For Portugal, mas também com o Projeto Eco-Escolas, nomeadamente através do trabalho desenvolvido na Horta Comunitária da escola e das ações de limpeza do recinto escolar. De uma forma mais específica, os objetivos do Projeto Intervalos Ativos são: (a) promover o espírito crítico e criativo nos alunos; (b) promover momentos lúdicos saudáveis; (c) prevenir e vigiar potenciais situações de bullying; (d) desenvolver competências sociais e emocionais dos alunos – relacionamento interpessoal, cidadania ativa, comunicação e sentido de agência. O Projeto Intervalos Ativos tem lugar semanalmente, nos tempos de pausa dos alunos, sendo que estes são convidados a dinamizar e participar em jogos tradicionais coletivos, como: saltar à corda, jogo do limbo, jogo da macaca, jogo do elástico, jogo do rapa, jogo do lencinho, jogo do galo, telefone estragado, cabra-cega, entre outros. Para além da dinamização de jogos tradicionais, os alunos têm ainda a oportunidade de exprimir a sua criatividade através da pintura do recinto escolar com giz, co-criando novos jogos. Por outro lado, semanalmente, os alunos participam também em idas à horta comunitária da escola. Durante o 3º período, os alunos do 5º ano foram ainda convidados a participar na criação, em parceria com os professores, de um jogo tradicional coletivo: um jogo da glória adaptado ao tema do ambiente. A criação deste jogo tinha como objetivo não só verificar a aquisição de conhecimentos sobre temas relacionados com o ambiente, mas também promover a interação, partilha e co-criação entre alunos, e entre alunos e docentes. Os alunos ficaram responsáveis pela pintura, utilizando materiais reutilizados, de um tabuleiro gigante, aproveitando o espaço exterior da escola. Para além da articulação com os Projetos Eco-Escolas e Teach For Portugal, os Intervalos Ativos contam ainda com a colaboração da Associação de Estudantes, sendo que os alunos participam enquanto dinamizadores de diferentes atividades e jogos. O envolvimento de diferentes agentes da comunidade educativa, demonstra não só o impacto positivo do projeto, mas também o interesse da comunidade educativa na sua continuidade, assegurando assim a sustentabilidade do projeto a longo prazo. A longo prazo, o projeto tem como objetivo a aquisição destes hábitos saudáveis e a incorporação, de forma autónoma, destas e de outras dinâmicas nos momentos de pausa dos alunos. O balanço do Projeto Intervalos Ativos tem sido extremamente positivo, promovendo não só o bem-estar e criatividade dos alunos, mas também a partilha, co-criação e o estabelecimento de relações entre todos os membros da comunidade educativa, de forma mais livre e espontânea. Através da dinamização destas atividades, a Escola Básica 2,3 de Celeirós trabalha diariamente vários Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente: ODS 3 “Saúde de qualidade” e ODS 4 “Educação de qualidade".