Boas Práticas
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Esc. EBI José Carlos da Maia
Pen Friend
o 3.º período do ano letivo 2022/2023 em todas as escolas do AEPPN. Abrangeu todos os graus de ensino, tendo como única limitação que os participantes tivessem pelo menos 5 anos de idade. A atividade “Amigos por Correspondência” recuperou uma iniciativa que teve grande expressão em Portugal nos anos 80 e 90, os pen friends. O objetivo primordial foi motivar os alunos para a leitura e a escrita através da troca de correspondência física, de forma tradicional. Pretendeu-se também desenvolver o seu lado social, estimulando a empatia. O desenvolvimento da atividade obedecia a regras, por forma a que a mesma decorresse da forma mais organizada possível, sendo no final disponibilizado um link para respetiva avaliação. A atividade foi divulgada através de email e disseminada na página de Facebook da APAIS (https://www.facebook.com/associacao.pais.aeppn/posts/pfbid0a58ACRRtJKThpRfbqgoXKMRXra2zm9D1mP6PrJzfnuW4kBPqToK7WLLBJfBkt4Tfl), com a indicação do link para o formulário de inscrição. Com 60 participantes inscritos, foram criados 28 pares, de acordo com as preferências registadas pelos encarregados de educação no formulário de inscrição. Os participantes podiam apenas manifestar preferência pelo sexo e pela idade do par que lhes iria ser atribuído. A Associação Ensinar a sorrir, entidade executante das AEC no AEPPN e parceira da APAIS em diversas atividades, criou, em conjunto com os alunos que frequentam as Atividades Lúdico-Expressivas nas escolas de 1.º ciclo, os marcos de correio para colocar em todas as escolas (https://www.facebook.com/associacao.pais.aeppn/posts/pfbid0Lzyxyv2KKXA1a8ffr9aqFCwEkqKaYqsmu2WACcT1aMK9Y3j3URkcqhPVw4z11zDxl). A primeira volta do correio realizou-se a 02 de maio (https://www.facebook.com/associacao.pais.aeppn/posts/pfbid0swdvPwcsTNSUEDjTWgR2Qn46S1CjsPgSj2oFhCY7KVDrJnT3ywA7CfTqqKkQEjpjl). Até ao término do ano letivo, a 30 de junho, fizeram-se 5 voltas de correio para recolha e distribuição da correspondência. As voltas do correio foram realizadas por uma colaboradora da APAIS, à qual em grande parte se deve o sucesso desta atividade, com a colaboração de coordenadores/as de estabelecimento e pessoal docente e não docente do AEPPN. A todos a APAIS reconhece o contributo prestado. Dos questionários recebidos no âmbito da avaliação realizada, os mesmos foram positivos e espelham o entusiasmo dos alunos, assim como dos encarregados de educação. Tendo sido um projeto-piloto, que poderá ter seguimento no ano letivo 2023/2024, existiram algumas situações que foi necessário solucionar. Por exemplo, correspondência extraviada por falta de colocação da mesma no marco do correio. Os pontos fracos mais apontados pelos participantes foi a altura em que a atividade teve início, pois gostariam que tivesse arrancado logo no início do ano letivo, e o tempo que tinham de esperar pela volta do correio, pois queriam saber notícias do seu par. Apesar de serem apontados como pontos fracos, esta apreciação revela como a atividade foi bem recebida e a expectativa que gerou nos participantes. Na verdade, este foi o grande ponto forte da atividade: o entusiasmo dos alunos ao participar na atividade e em conhecer outras crianças, mostrando muita vontade de receber e enviar cartas de forma tradicional.