Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 de Monserrate
"Eu sou o Mestre da Informática"
Atualmente, a tecnologia está presente em tudo o que fazemos!
Em particular a internet, que tem hoje um papel fulcral nas nossas vidas, estando inclusivamente presente nas coisas mais básicas do nosso dia a dia.
O primeiro desafio lançado à turma foi perceber quais os cuidados que devem ter de forma a utilizar a Internet de uma forma segura. Esse trabalho de pesquisa foi realizado pelos alunos em suporte informático e apresentado à turma.
Entretanto propusemo-nos a um outro desafio: Como podemos transmitir os conhecimentos adquiridos aos nossos colegas e a toda a comunidade?
Daqui surgiu o projeto dos Líderes Digitais Benjamins. Das várias propostas dos alunos, optou-se pela adaptação de uma canção e realização de um videoclipe. Quanto à música e, após várias propostas, foi unânime a escolha do cantor conterrâneo Quim Barreiros. Realizou-se o contacto para pedir autorização de direitos de autor. Com o pedido aceite, das músicas propostas pelo autor foi escolhida pela turma a que mais agradava à maioria. Em trabalho colaborativo e depois em grande grupo foi elaborada a letra da canção que se intitulou “Eu sou o mestre de informática”. Foi estabelecido contacto com o Curso Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Monserrate a fim de realizar a parte técnica. Assim, os professores e dois alunos do 12.º ano abraçaram este projeto e elaboraram o guião da parte técnica. Realizaram-se nos dia 11 e 12 de março as sessões de filmagens que foram momentos vividos intensamente pelos alunos.
Entretanto, devido à pandemia Covid19 e com o confinamento, todo o trabalho se teve que adaptar à situação do momento. Uma parte das filmagens, conselhos dos líderes, foi realizada em casa com as famílias. O culminar deste projeto foi a conclusão de um videoclipe. A apresentação (estreia) deste videoclipe aos alunos, pais, direção do agrupamento, professores da escola e outros convidados foi realizada em sessão síncrona, no dia 1 de junho.
As atividades realizadas envolveram os alunos como dinamizadores de todo o processo. Foram criadas soluções criativas para que as aprendizagens dos alunos se tornassem motivadoras, significativas e efetivas.
Os alunos elaboraram o projeto, exploraram o tema da segurança na Internet, realizaram o guião, escreveram a letra da canção, ensaiaram a canção, e com a parceria da turma do 12.º ano do Curso de Multimédia do agrupamento, partiram para a elaboração do videoclipe; estando patente a recetividade e a troca de sinergias entre os diferentes níveis de ensino.
Um objetivo atingido foi o preparar para a vida ativa, assim como o fomentar de atividades e experiências que permitam mobilizar saberes e aceder a novos conhecimentos.
Esteve também patente a promoção de comportamentos de utilização segura dos meios digitais que estão ao alcance dos alunos, de modo a garantir que a sua utilização, navegação e pesquisa sejam feitas de forma mais responsável e segura. Foram assim desenvolvidas a literacia digital e a cidadania ativa.