Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Colégio Liceal de Sta. Maria Lamas
Projeto 'Guarda-chuva/sol da vida'
O Projeto de Compreensão do segundo período da disciplina de EMRC.IN procurou pôr à reflexão e estudo os valores essenciais que dão sentido e se constituem como referenciais para uma vida em plenitude.
O contexto era a primavera com o simbolismo das borboletas e das flores, na linha do lema escolhido pela disciplina para este ano letivo ‘Não haverá borboletas sem metamorfoses’. Por outro lado, quis-se associar esta temática aos elementos programáticos da Adolescência e do tempo pascal.
Procurou-se pensar na Vida nova dada por Jesus Cristo, explorando-se as ideias da renovação e transformação da estação primaveril, da etapa da adolescência e dos valores humanos/cristãos que nos protegem e salvam para uma vida feliz e realizada.
O objeto que foi escolhido para servir de base à parte prática do projeto foi um guarda-chuva, inspirados nos guarda-chuvas que têm decorado as ruas da cidade de Águeda e que se tornaram mundialmente conhecidos pela vivacidade e colorido que oferecem à localidade do centro do país.
O tópico generativo tinha esta pergunta de partida: ‘E se abrisses o guarda-chuva/sol dos valores na primavera da vida?’ Os fios condutores eram os seguintes: Quais são os valores mais importantes que devem orientar a minha Vida?; Na nossa idade quais são as mudanças que mais desejo e as que mais temo?; Quem são as coisas/pessoas ‘guarda-chuva/sol’ na minha caminhada?
Os objetivos de compreensão eram estes: Tomar consciência da importância de construir uma vida ‘Semper Ascendens’ com base nos alicerces dos valores e princípios essenciais do humanismo; Compreender que a Infância, Pré-Adolescência e Adolescência são etapas de mudanças e transformações para a construção de uma existência feliz, realizada, consciente, livre e responsável; Perceber que os obstáculos e as dificuldades do dia-a-dia tornam a pessoa mais forte e madura e que só com fé, esperança e amor se pode vencer.
Este trabalho foi realizado por todas as turmas do 1º ao 12ºano do Colégio de Lamas e consistiu na decoração de um guarda-chuva/sol através do recurso a diversas técnicas e materiais que permitissem recriar as palavras, flores, borboletas, pássaros e outros elementos da natureza.
De sublinhar o extraordinário trabalho de equipa evidenciado por todas as turmas, onde foram notórios o enorme empenho e responsabilidade.
A ideia original era decorar todo o espaço exterior do Colégio com as mais de três dezenas de guarda-chuvas para apreciação de toda a comunidade escolar, assim como pelas famílias dos alunos. Infelizmente, o confinamento a que todos foram sujeitos impediu a realização da exposição e apenas se pode fazer, até ao momento, a divulgação das fotos de todos os trabalhos nas redes sociais do Colégio.
Parabéns a todos os alunos pela reflexão realizada e pela criatividade e imaginação evidenciadas nestes trabalhos.
-------------------