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    Escola ES/3 Camilo Castelo Branco

    "Vamos apelar ao voluntariado"

    Projeto no âmbito das disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento (CD) do 8º ano, inserindo-se no domínio " Voluntariado".

    Objetivos de aprendizagem: Promover a articulação curricular; valorizar as aprendizagens centradas nos alunos, promovendo o seu papel critico e ativo; agir eticamente, respeitando os direitos e as diferenças; desenvolver competências pessoais e sociais; desenvolver competências de participação ativa; utilizar a metodologia de trabalho de projeto com vista à aquisição / consolidação de competências; utilizar meios informáticos para pesquisa, produção de texto e de cartazes.


    Áreas de competências: 

    - Linguagens e textos - usar e conjugar diferentes tipos de linguagens verbal, não verbal e escrita corretamente e gradualmente de forma mais elaborada e eficaz.

    - Informação e comunicação - demonstrar capacidade de trabalhar em equipa, aceitando os contributos dos colegas e usar diferentes meios para comunicar.

    - Pensamento crítico e criativo - capacidade para ouvir, interagir, argumentar e aceitar diferentes pontos de vista, ganhando novas formas de estar e participar na sociedade; apresentar trabalhos/produtos com criatividade e originalidade. 

    - Relacionamento interpessoal - em grupo, expressar opiniões/ideias, demonstrando tolerância e respeito; manter bom relacionamento com todos os que colaboram no projeto.

    - Desenvolvimento pessoal e autonomia - envolvimento ativo nas várias fases do projeto, permitiram o gradual desenvolvimento de competências e domínio do currículo; os momentos de reflexão e partilha em grupo, constituíram momentos de aprendizagem sobre as competências a desenvolver e o seu grau de autonomia. 

    - Bem-estar e saúde - resultante do equilíbrio entre o desafio sentido como alcançável e o esforço para atingir o ponto de chegada. 

    - Sensibilidade estética e artística - demonstrada através das soluções encontradas pelos alunos na organização dos dados, seleção de informação/imagens, uso do grafismo, da cor.


    Em termos de operacionalização

    1ª Fase - Conhecer o significado de se ser voluntário; conhecer organizações e projetos de solidariedade nacionais e internacionais, através do visionamento e análise orientada de vídeos sobre a diversidade das atividades dos voluntários em Portugal. Reflexão, debate/troca de ideias via videoconferência. 


    2ª Fase - Proposta de atividade

    Considerando que, apesar de ver vindo a aumentar, a taxa de voluntariado em Portugal ainda é muito inferior à média europeia. E que as instituições em Portugal carecem de voluntários. Propôs-se a realização de um cartaz online ou vídeo a apelar ao voluntariado.


    Para que as experiências de aprendizagem fossem significativas e duradouras, permitiu-se que os alunos decidissem sobre "o que fazer", "como fazer" e como apresentar os seus produtos. 

    3ª Fase -Partilha dos resultados. 

    Os alunos refletiram sobre o que aprenderam, como aprenderam e como o desempenho pode ser melhorado. Aprenderam que a reflexão, o feedback construtivo e revisão melhora a qualidade do trabalho ou seja os processos e produtos do projeto.


    A docente foi orientadora/guia envolvendo os alunos numa aprendizagem mais autónoma, apoiada pela tecnologia.

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