Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. Prof. Bento Jesus Caraça - Guimarães
Voluntariado Refood
Ao longo do ano letivo e uma vez por mês (última sexta e cada mês) um grupo de alunos de todos os cursos são convidados a experienciar e desenvolver capacidades e competências sociais em colaboração com o projeto Refood de Guimarães.
Todos os meses, os alunos que participaram no mês anterior passam uma circular e convidam os elementos da comunidade escolar a participar na atividade através da divulgação da mesma e dando o seu testemunho. Todos estão convidados, inclusive os Encarregados de Educação.
A fórmula Re-food:
O Movimento Re-food é alimentado pela boa vontade da comunidade, que assume forma através de práticas comuns e é sustentada pela contínua ativação de recursos.
Estes processos dinâmicos e contínuos trabalham em conjunto para gerar impacto social positivo e significativo para um amplo e diverso espectro de membros da comunidade.
A ação do Movimento Re-food perdura ao longo do tempo devido a mecanismos internos que garantem a sustentabilidade em três áreas-chave: financeiros, ambientais e sociais.
As diferenças do Movimento Re-food, fazem a diferença. Os seus processos inovadores permitem trabalhar em conjunto para resolver o problema mais desafiante de resgate de comida num ambiente comercial: "como fornecer um serviço de distribuição sustentável de alimentos para muitos, diferentes e dispersos em pontos de recolha diária - e em tempo real"
A solução encontrada pela Re-food é a recolha de alimentos para solucionar o problema da fome.
Uma verdadeira solução para o desafio de alimentar as pessoas com fome têm obrigatoriamente que preencher alguns critérios básicos: deve fornecer diariamente grandes quantidades de alimentos nutritivos e em bom estado de forma contínua e sem custos significativos, isto é, quase a custo zero.