Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 2/3 Grijó
Sementes: Cultivar a saúde mental na comunidade educativa
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento iniciou, no passado ano letivo a ter contudo maior expressão este ano, um projeto amplo, onde toda a comunidade está a ser chamada a participar. “Sementes: Cultivar a saúde mental na comunidade educativa” é um projeto que pretende apoiar o cumprimento dos objetivos internacionais de desenvolvimento sustentável (ODS), sobretudo no que diz respeito à saúde de qualidade (ODS3), mas também no que concerne à promoção da educação inclusiva, de qualidade e equitativa e de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida (ODS4) e à redução das desigualdades (ODS10).
Deste modo, o nosso projeto tem como objetivos gerais promover o desenvolvimento psicossocial saudável de crianças/jovens e adultos, valorizando-se a multidisciplinariedade ao serviço da prevenção, e fomentar uma cultura de bem-estar e de saúde psicológica de todo o Agrupamento.
As atividades e projetos promotores da saúde mental englobados no “Sementes” passam, por exemplo, pela realização de jornada de formação para Assistentes Operacionais sobre promoção do bem-estar dos alunos; comemoração de dias especiais e exposição de cartazes com/para a comunidade educativa sobre empatia e gentileza; programas estruturados de desenvolvimento de competências de autorregulação e desenvolvimento de práticas de relaxamento e mindfulness para alunos; sessões de capacitação para pais sobre o tema gestão comportamental e emocional; e implementação de ação de curta duração para docentes sobre mindfulness a aplicar nas salas de aula (v. anexo).
De entre os parceiros deste projeto destacamos, por exemplo, as equipas internas da BECRE e do PES, e externas da Teach for Portugal e da Câmara Municipal de Gaia, sendo de salientar a participação exemplar dos alunos.
Estas atividades, apesar dos constrangimentos associados à pandemia, continuaram a acontecer através das plataformas digitais e novas tecnologias. Exemplificando, as atividades relacionadas com mindfulness passaram a ser desenvolvidas através de sessões síncronas; atividades presenciais ocorridas durante o mês de fevereiro com a comunidade educativa da escola-sede do Agrupamento, passaram também ao formato online, com o intituto de continuar-se a proporcionar momentos de bem-estar para com o próprio, de aumento da sensação de controlo e de responsabilidade, incentivar ações de gentileza e amistosas entre os elementos da comunidade escolar e/ou próxima. Todas estas atividades permitiram formar uma base de ligação, através de um contacto o mais próximo e seguro possível e em doses reguláveis pelo utilizador, com famílias, alunos e docentes.
Como forma de avaliação do projeto, serão contabilizadas as participações/contactos da comunidade e qualidade do feedback dado às propostas, assim como as respostas a questionários elaborados para o efeito. Até ao momento podemos referir que os nossos “Sorrisos Grátis” esgotaram em menos de trinta minutos, os Recreios só receberam elogios e as observações de pais e professores apontam para mudanças comportamentais positivas nos alunos.
Deste modo, o projeto é para continuar e novas ações estão previstas, como por exemplo realização de eventos de convívio comunitário, formações sobre desenvolvimento socioemocional e construção de símbolos visuais complementares à comunicação verbal limitada pela utilização de máscaras.