Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 2/3 Caniço
Music and Dances in the World
Projeto: Music and Dances in the World Turma: 8.º1 Professora Responsável: Maria Garapa Neste projeto, os alunos exploraram a música, as danças típicas, as tradições, os trajes, as lendas, as festividades, os monumentos históricos, a qualidade de vida e os aspetos da geografia de um determinado país, em particular na nossa ilha da Madeira. Em cada uma das disciplinas/áreas curriculares, os alunos, individualmente ou em grupos de trabalho, realizaram trabalhos de pesquisa e recolha de informação sobre a nossa ilha, produzindo diferentes trabalhos relacionados com o tema “Música e Dança no Mundo”. Foram também criadas coreografias, vídeos e jogos e apresentados à comunidade educativa no final do ano letivo. Sendo este projeto, um projeto eTwinning, participaram várias escolas de vários países: Portugal, Itália, Turquia, Roménia, Chipre e Espanha As tecnologias assumiram um papel determinante neste projeto. O seu domínio pelos professores e pelos alunos foi crucial para uma maior visibilidade de todo o trabalho desenvolvido, que resulta do domínio de variadas TIC tais como: Google Drive (Docs, Formulários, Slides, Youtube, Blog), Padlet, Canva, Mentimentert, Kahoot, Digipad, Storyjumper, Emaze, Lino it, Genially, Bitmoji, WordArt e Meeting Words. O modo como foi utilizada a tecnologia para enriquecer as atividades do projeto é bem evidente: na apresentação de cada membro; na criação de postais e livros digitais; nos encontros online; nas galerias virtuais; nas ferramentas digitais para a disseminação do projeto e na avaliação e reflexão. Partilhamos notícias e vídeos; realizamos jogos Kahoot, formulários/Questionários para testagem de conhecimentos e para dar feedback do trabalho realizado. Realizamos várias tarefas interdisciplinares e celebraram-se algumas datas importantes: no Natal com receitas típicas da época, um calendário digital, Internet Segura, São Valentim, Carnaval, Dia da Mulher e Dia do eTwinning, foram identificadas as várias festividades da nossa ilha. Participaram na criação de uma letra para uma música comum sobre os temas Amizade, Paz e Amor e construíram jogos. O projeto foi uma porta aberta à oportunidade de ensino de competências-chave de uma forma mais abrangente e motivadora, promovendo-se o trabalho cooperativo e a interajuda. Utilizaram-se ferramentas e estratégias diferentes de modo que todos os alunos, de várias faixas etárias, inclusive os alunos da educação especial, conseguissem realizar as tarefas com sucesso.