Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
APPACDM Setúbal
Alimentação Saudável
A expressão popular “comer com os olhos” vem do tempo dos romanos, mais propriamente do século VIII a.C. Nessa época era comum haver, nas cerimónias fúnebres, grandes banquetes oferecidos aos deuses. Os alimentos que os compunham não podiam ser consumidos nem tocados. Apenas observados. Os presentes limitavam-se a “comer com os olhos”.
Na realidade, sempre que nos preparamos para ingerir uma refeição “os olhos são os primeiros a comer”. O prazer que um alimento pode despertar está intrinsecamente relacionado com a sua apresentação.
É muito importante utilizar os sentidos para despertar a vontade de comer. De acordo com as características do alimento, são transmitidos sinais ao cérebro pelo sistema nervoso e a pessoa recebe estímulos. Aroma, sabor, aparência, consistência, a forma como se apresentam os alimentos são fatores que incentivam a vontade de comer. Os alimentos não induzem o homem à vontade de alimentar-se, apenas pela sua composição química. É necessário torná-los atraentes, sobretudo os alimentos que servem de base a uma dieta saudável e equilibrada, muitas vezes rejeitados pelas crianças e jovens de hoje.
A cor é uma das características que pode tornar o alimento mais apelativo. O paladar é diretamente sugestionado pela cor. As cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo, despertam e estimulam o paladar. As cores atraentes da cenoura, da alface, do tomate, da melancia, por exemplo, podem servir de incentivo ao consumo de fruta, legumes, hortaliças, alimentos preteridos por muitos alunos.
O projeto “Alimentação Saudável” surgiu da necessidade de incentivar os alunos a adotar hábitos alimentares saudáveis. Pelo facto de existirem na nossa escola um número considerado de alunos com excesso de peso, e porque a qualidade de vida depende, cada vez mais, do tipo de alimentos que consumimos, é urgente tomar medidas no sentido de promover a saúde através de uma alimentação adequada e, consequentemente, diminuir o risco de adquirir doenças relacionadas com maus hábitos alimentares, como por exemplo: a diabetes, a cárie dentária, a obesidade.
Com o objetivo de promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência da sua contribuição para a promoção da saúde, este projeto contempla as seguintes atividades:
- Observação de frutos, legumes, hortaliças e outras plantas alimentícias;
- Prova de frutos e legumes;
- Confeção de sumos, saladas, sobremesas e refeições simples e saudáveis;
- Atividades de Expressão Plástica: desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem;
- Divulgação das diversas atividades através das redes sociais (Facebook).
- Apresentações e ações de sensibilização à comunidade escolar;
- Atividades coletivas, com o envolvimento de toda a comunidade escolar;
- Pequenas dramatizações;
- Visionamento de filmes sobre o tema;
- Debates.
Assim, numa perspetiva lúdico-educativa, este projeto irá permitir aos alunos explorar as cores, experimentar sabores, bem como observar texturas e formas para que, gradativamente, os alunos se sensibilizem frente à beleza e riqueza da natureza, adquirindo, assim, novos hábitos alimentares que conduzam ao seu bem-estar físico e psicológico.