Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 2/3/S Celorico de Basto
Projeto BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol
O BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol é um projeto que permite a prática do Andebol em contexto escolar e federado, assente numa abertura total à comunidade local em geral, e ás famílias em particular. Surgiu em 2012 à semelhança de um clube de Inglês ou de teatro, com alunos do 5º ano de escolaridade.
Apresenta atualmente 14 equipas em competição, abrangendo alunos de ambos os sexos, desde os Centros Escolares do Agrupamento até ao 12º ano. O que diferencia e inova neste projeto é a envolvência dos pais e demais familiares no acompanhamento e crescimento dos seus filhos enquanto praticantes de um desporto, neste caso o Andebol. São eles que acompanham os treinos e competições de todas as equipas de forma voluntária, desempenhando as mais diversas funções dentro do projeto. Todas as atividades se desenvolvem em contexto escolar, com turmas constituídas para o efeito, o que permite uma melhor gestão dos espaços de treino, bem como um maior comprometimento de todos. Este projeto é reconhecido como uma mais valia para o Agrupamento de Escolas (integrando o Projeto Educativo da mesma), promovendo a igualdade de oportunidades, bem como combatendo o insucesso escolar através desta prática. O reconhecimento é extenso e de diversas áreas, desde logo pelo agrupamento (Direção e professores), dos pais, dos alunos, Município, e de toda a comunidade, mas também dos adversários que nos visitam aquando das competições.
O Plano anual de atividades cumpre diversificadas atividades, desde treinos, convívios, competições, participações em torneios regionais, locais e internacionais, passando por formações para treinadores, árbitros, dirigentes abertos a toda a comunidade. A realização de uma Gala do BECA em parceria com a Autarquia Local e Agrupamento de Escolas, favorece também o reconhecimento de todos os que de forma gratuita se entregam diariamente na realização de várias tarefas, aproveitando todos os recursos disponíveis. Desde 2018, numa parceria com a CIM – TS (Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa conseguimos assegurar mais um docente para apoiar diretamente o projeto, numa lógica de combate ao insucesso escolar através da prática desportiva organizada, o que permitiu aumentar para 250 o número de alunos envolvidos.
Uma evidência do trabalho de referência que este projeto tem proporcionado, foi a recente reportagem que passou na RTP 2, e se encontra disponível no Youtube, que refere de forma sucinta todo o trabalho que desenvolvemos com uma abertura e ligação profícua a toda a comunidade. Se existem escolas em que os encarregados de educação e família são pouco comprometidos com o (in) sucesso académico dos seus filhos, este projeto revela que as famílias necessitam e podem fazer parte da solução e não do problema, entrando para dentro da escola, colaborando e aproximando os alunos do conhecimento, dos amigos, das relações, da responsabilidade, da exigência, e do mercado de trabalho, apelando sempre á capacidade de superação em todos os momentos. O Projeto foi ainda reconhecido pela Federação de Andebol de Portugal com a distinção de “Prémio Reconhecimento 2018” na sua Gala Anual. Os resultados obtidos no coletivo pelas várias equipas em competição com presenças nas provas nacionais, e em termos individuais com alunos do projeto integrando as seleções nacionais de sub 16 masculinas e femininas, bem como os quadros de valor e excelência da escola, são exemplos evidentes do sucesso deste projeto.