Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1 Arrabalde
Construindo uma identidade de Escola - mascote
Dado que a população discente da escola é composta maioritariamente por alunos oriundos do estrangeiro ou descendentes de emigrantes (62%) e sem grandes laços efetivos à localidade onde residem e, consequentemente, com a escola que frequentam, decidiu-se desenvolver um projeto cujo principal objetivo era a criação de uma identidade de escola.
Pretendia-se que os alunos se envolvessem na construção de uma imagem de Escola com a qual se identificassem e que os representasse. Partindo sempre da perspetiva de que nos devemos saber colocar no lugar do outro e que nos devemos preocupar com ele, trabalharam-se valores como a solidariedade, cidadania e participação, liberdade, responsabilidade e integridade, valores esses necessários para a construção de um cidadão ativo e consciente do séc. XXI.
Posto isto, numa primeira fase, desenvolveram-se três atividades em que, inicialmente, os alunos tinham de se desenhar, identificar as suas características mais marcantes e as necessidades que consideraram primordiais para ter uma vida digna e apresentar esse trabalho à turma. Depois, desenharam um colega da turma e, também aí, identificaram as características mais marcantes, as necessidades que consideraram primordiais para o colega e apresentaram à turma. A terceira atividade desenvolvida, consistiu na identificação de uma personagem marcante na história do Arrabalde, tendo por base a História e lendas alusivas à cidade de Leiria (O arrabalde é uma zona situada no coração da cidade de Leiria, no sopé da encosta do castelo). Os alunos de toda a escola identificaram o que, para eles, seria a personagem representativa da Escola e apresentaram-na à sua turma. Seguidamente, cada turma selecionou uma personagem que foi levada a votação, na Assembleia de Escola semanal, e daí surgiu uma mascote que passou a representar a Escola (um corvo).
Numa segunda fase, tornava-se necessário “dar vida” a essa mascote, isto é, caracterizá-la e identificar os ideais que se pretende que defenda, que seriam os ideias da Escola do Arrabalde. Assim, os alunos definiram as características que a mascote assumiria e os ideais que deverá defender. Ainda nessa fase, por sistema de votação, foi encontrado o nome da mascote - O Penas.
Numa terceira fase, e a pedido dos alunos, foi necessário materializar a mascote e para isso procedeu-se à elaboração de um esboço em 3D, recorrendo à ferramenta digital Paint3D. Esse esboço está pronto para impressão, mas em virtude de as atividades letivas terem sido interrompidas a 13 de março não foi possível a sua concretização. Procedeu-se ainda ao início da construção de uma curta-metragem que apresenta a origem da mascote e os valores que defende. Para isso, os alunos construíram, em conjunto, a história da curta-metragem e procederam à gravação das vozes.