Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 2/3 de Palmeira
"Recreios com Vida"
Contexto e fundamentação: Exercício e Saúde, Crianças, Atividade física, Competência motora, Aptidão física, Habilidades motoras, Jogo, Recreio. A infância é considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a fase mais importante de desenvolvimento ao longo da vida. Segundo a OMS (2015), para alcançarem benefícios de saúde, as crianças devem acumular diariamente, um mínimo de 60 minutos de atividade física de intensidade pelo menos moderada a vigorosa. Implementação: Ao longo do mês de março, com a colaboração dos professores de Educação Física, foram dinamizados, nos intervalos, vários jogos tradicionais nomeadamente: gincana a saltar; saltar à corda em grupo; salto em altura(os alunos saltam por cima de uma corda, a pés juntos, à medida que a altura a que esta está do chão aumenta); jogo da macaca e outros. Foi ainda recriado e dinamizado o jogo tradicional conhecido como Lagarta ou Salta-Pocinhas. Na recriação deste jogo participaram alunos de 8.ºano, com idades dentre os 13 e os 15 anos. Pretendeu-se com esta recriação não só promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar; o envolvimento de diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva; contribuir para a preservação dos jogos tradicionais e ainda aplicar, brincando, os conhecimentos sobre educação ambiental adquiridos. Os alunos, em contexto de sala de aula, elaboraram cartões com questões sobre a temática ambiental e no recreio desenharam e pintaram os retângulos para o jogo. Este jogo foi realizado por vários alunos de 8.ºano no dia do Agrupamento Sá de Miranda( 26 de abril) e no dia comemorativo das tradições (13 de junho) .