Boas Práticas
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Esc. EB 2/3 Cego do Maio
Clube Ubuntu
Ao longo do ano letivo 2022/2023, o Clube Ubuntu do AE Cego do Maio funcionou semanalmente com duas turmas do 3º ciclo, sustentado pela parceria entre as Diretoras de Turma, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), do Agrupamento. Além das tertúlias mensais (parceria com o Projeto Tertuli_Ando) que abordaram temas pertinentes sugeridos pelos jovens Ubuntu, foram realizadas com os alunos diversas dinâmicas assentes nos 5 pilares da metodologia Ubuntu – Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço, em interligação com a temática do Projeto+, a Sustentabilidade. O objetivo destas dinâmicas participativas é proporcionar uma dimensão experiencial e relacional que privilegia o desenvolvimento integral dos participantes e promove competências como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras. O nosso farol é uma cultura de construção de pontes, de diálogo e uma “ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões – eu, eu e o outro, eu e o mundo”. Com este propósito, realizamos recolha de lixo na via pública, propostas para melhoria dos espaços escolares e comunitários, jogos tradicionais, caminhada e merenda saudável na natureza e diversas reflexões a partir do filme dos Dois Lobos, da Dinâmica da Estrela, da Roda dos Conselhos, da folha que se chamava Libório, das dinâmicas do Balão no Ar, do Líder Oculto, do Telefone Estragado, da construção d’A Minha Bandeira/Brasão Ubuntu, do Teste de Avaliação Seletiva e ainda experimentamos Exercícios de Respiração e o Boletim Meteorológico, com reflexão sobre as emoções primárias, vimos o filme “O Rapaz que Prendeu o Vento”, criámos dois hinos Ubuntu (em parceria com o projeto de Musicoterapia da escola), e encerramos o último dia de aulas com um Brinde à Mudança! Nos seus relatos, os alunos consideraram que a experiência Ubuntu lhes proporcionou bem-estar, valorizam a metodologia não formal e a dimensão lúdica, relatam que o projeto quebra a rotina e motiva-os a vir para a escola, desperta o interesse em estar presente e participar e, em discurso direto, “aprendemos sem lápis e papel”.