Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 2/3 Alfornelos
AMARTES
O projeto AMARTES assume a ARTE como modelo pedagógico facilitador da inclusão e da diferença de cada um e ao mesmo tempo proporcionar aos jovens ferramentas que lhe permitam explorar as suas capacidades artísticas.
Caminhando ao encontro da Missão do Agrupamento “A par e passo rumo ao sucesso”,
Foi com base em premissas como “desmotivação”, “desinteresse”, “falta de assiduidade”, “indisciplina” e também não esquecendo os “amantes do desenho e das artes no geral” que nasceu o Projeto AMARTES.
Projeto que está ainda a dar os primeiros passos e a romper barreiras junto da comunidade educativa.
As diversas temáticas implementadas nos diversos grupos/turmas foram contribuindo para uma melhoria do ambiente, comportamento, pontualidade e assiduidade, participação nas atividades e desempenho.
Os alunos que tiveram que cumprir medidas disciplinares corretivas estiveram envolvidos em atividades no âmbito do projeto AMARTES. Nomeadamente, criação de conteúdos para o Blog do projeto, organização de exposições, criação de materiais audiovisuais, entre outros.
Com base no princípio da inclusão, foi solicitada a participação dos alunos do Polo de Ensino Estruturado – Espetro do Autismo “Sala 13”, através exposição dos seus trabalhos.
Foram realizadas exposições dos trabalhos realizados nos espaços escolares (abertas à comunidade educativa), exposições online e também a criação do Blog “AMARTES”.
Para o próximo ano letivo pretende-se continuar as atividades já iniciadas, partindo do princípio de que haverá mais liberdade pós-Covid, e implementar as atividades já programadas. Tais como: criação de grupos de alunos e professores voluntários para trabalharem na recuperação de muros da escola com a pintura de murais alusivos a temáticas escolhidas por si; recuperação dos equipamentos dos espaços lúdicos dos alunos. Criar espaços que permitam que os alunos se sintam bem na escola, valorizando as atividades que realizam.