Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 1/JI Figueira de Castelo Rodrigo
𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 "𝐑𝐞𝐜𝐫𝐞𝐢𝐨 + 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞"
Problema identificado: Os alunos identificaram que existem poucos espaços verdes no recreio da escola, por isso, decidiram mudar esta realidade plantando pequenas flores e plantas em recipientes de plástico e colocando/dividindo/espalhando pelo recreio da Escola Básica nº1 de Figueira de Castelo Rodrigo. Objetivo do Projeto: Os alunos estabeleceram como objetivos: Aumentar os espaços verdes de natureza do recreio, com o intuito de melhorarem a qualidade do seu recreio. Construir uma horta biológica; Aumentar a quantidade de plantas, na nossa escola, para tornarem o ambiente mais verde e saudável; Durante a exploração do problema discutiram sobre quais seriam as possíveis soluções para o problema e chegaram à conclusão que: criar uma horta biológica, plantando flores e plantas na escola, termina com o problema identificado e transforma a escola e o seu ambiente. Após terem percebido qual o problema e como o podem combater, decidiram: cultivar plantas, flores, hortícolas e plantas aromáticas em vasos feitos de plástico, construídos a partir de antigas garrafas de plástico, o que permitiu reciclar e dar novas utilidades a lixo antigo; decorar as paredes da escola com as plantas, tornando assim o ambiente mais saudável, colorido e mais verde; estudar a importância das minhocas na melhoria dos terrenos e na decomposição de matérias orgânicas; Os recursos utilizados foram vários, passando por recursos digitais e materiais de jardinagem. Os recursos digitais foram: tablets; computadores (canva, editor de vídeo, google forms, google sheets, google slides, email); impressora; balança digital; fita métrica; telemóveis… Parcerias: Contaram com a Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação; com os alunos do curso profissional CEF da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, para os trabalhos de jardinagem; com as famílias dos alunos envolvidos, que se mostraram presentes e colaborativas na realização de atividades relacionadas com a plantação de árvores e flores. Atividades concretizadas: As atividades planeadas foram todas desenvolvidas, sempre de forma articulada com diferentes disciplinas. Por exemplo, o professor de Oficina de artes ajudou com a criação dos vasos de plástico, para se poder cultivar as plantas; A disseminação das atividades foi e continua a ser feita nas redes sociais e através da afixação dos cartazes elaborados em todas as escolas, de forma a chegar ao maior número de alunos e comunidade escolar em geral. Avaliação do projeto: monitorizar a temperatura ambiente e da água, através de aparelhos/sensores próprios; criar um sistema sustentável de rega, tal como o sistema de rega gota a gota, para que esta possa ser controlada pelos próprios alunos. monitorizar e registar o crescimento das plantas; monitorizar o sistema de rega, também com ajuda dos alunos do curso CEF. Sustentabilidade do projeto: envolver as famílias na plantação de espaços verdes na escola; contínuo envolvimento dos alunos do curso CEF, para continuar a manter a horta sustentável envolvimento das famílias nas atividades de plantar novos espaços verdes no recreio da escola Os alunos aprenderam a cultivar plantas, o que os deixou muito felizes. O envolvimento dos alunos do curso CEF denota-se como um dos pontos positivos deste projeto, esta relação entre os alunos de diversos anos de escolaridade permitiu uma estreita colaboração, facilitando as tarefas e tornando-as mais dinâmicas e divertidas.