Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EBI/S Batalha
Animação da Leitura
Este projeto é da responsabilidade da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas da Batalha e tem como público alvo os alunos do AEBatalha, nomeadamente da Educação Pré-Escolar, do 1º e 2º CEB.
Esta iniciativa procura oferecer aos alunos uma abordagem criativa da leitura, tentando contribuir para melhorar a aptidão do aluno no domínio da leitura, mas, sobretudo, o gosto pela leitura e a promoção da criatividade. Pretende fomentar o prazer de ler e estimular o gosto pelos livros, pelas histórias e pelo mundo imaginário. É claro que um projeto desta natureza, embora procure o entretenimento e o desenvolvimento da criança numa perspetiva saudável, procura, ainda, encontrar soluções para todos aqueles que manifestam problemas a este nível. Assim, a aptidão leitora facilita a aprendizagem e desenvolve habilidades linguísticas e competências específicas que levam à compreensão da leitura e da escrita e facilitam o acesso à informação.
Durante a semana são marcadas sessões com educadores e professores, no sentido de levarem à biblioteca os seus alunos, para aí ouvirem e verem a dinamização do conto, da história…e assim os livros ganham personagens e a história passa a ter vida.
Durante as sessões procura-se estabelecer uma maior interação entre o livro e o leitor, estimulando a participação e o diálogo com os alunos. Articulam-se diferentes técnicas e recursos procurando, assim, estimular o gosto e o prazer de ouvir histórias e criar maior motivação para a leitura autónoma. São utilizados adereços, é feita a caracterização, são usados fantoches, felanelógrafo, avental das histórias, saca das surpresas, etc.
Assim, a biblioteca, através deste projeto, e com o recurso a atividades lúdicas em torno da leitura de obras selecionadas em função da idade, procura cativar e promover maior interação com os participantes, lançando desafios cognitivos que lhes permitam a compreensão do que é lido. Animar leituras permite, também, uma maior aproximação à literatura, aos livros e aos autores, procurando contribuir para a educação literária de potenciais leitores.
Por último, o projeto prevê também a possibilidade de estabelecer conexões com outras formas de comunicar e outras expressões: expressão dramática, expressão plástica, desenho, pintura, música ou dança, promovendo, de forma lúdica, a criatividade e expressividade dos alunos em torno dos livros e da leitura. As sessões terminam com um desafio/proposta colocada aos participantes:
• Debate sobre a temática
• Reconto oral/escrito
• Ilustração
• Realizar jogos relacionados com a história/texto/livro (quiz, ordenar imagens/sequências da história, ...)
• Realizar atividades interativas (identificar personagens, completar lacunas, descobrir erros, verdadeiro/falso;
• Workshop de expressão plástica para construir elementos da história (colagens/colagem/origami/pintura/...)
Os alunos são, assim, depois da história, convidados a elaborarem pinturas, desenhos, objetos, jogarem jogos, exercícios de correspondência, etc.
Objetivos:
• Promover o gosto pelos livros e o prazer da leitura;
• Promover hábitos de leitura;
• Contribuir para o desenvolvimento de competências leitoras;
• Contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora.
• Incentivar páticas de leitura partilhada;
• Desenvolver a sensibilidade, imaginação/criatividade e sentido estético.
https://bibliotecasaebatalha.blogspot.com/p/animar.html
https://www.facebook.com/biblioteca.secundariadabatalha/videos/1731841063538947/