• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    P.P.C. S. José Cluny - Colégio N.Sra Assunção

    SPO Cuida de Ti (Quarentena)

    Apresentação do Projeto “SPO Cuida de Ti”


    A pensar no desenvolvimento do bem-estar emocional dos alunos durante todo o período de suspensão das atividades letivas presenciais, decorrente da Pandemia Covid-19, o Serviço de Psicologia e Orientação implementou um programa de intervenção designado “SPO – Cuida de Ti”. Trata-se de um programa de desenvolvimento de competências sócioemocionais, dinamizado semanalmente pelas psicólogas, em sessões síncronas e assíncronas, sendo dirigido a todas as turmas do 1º ciclo (1 tempo letivo, por turma, integrado no horário escolar).

    Tendo como ponto de partida a exploração das emoções básicas, o programa de intervenção assumiu como objetivo final a capacidade de compreender, gerir e expressar corretamente as nossas emoções, e ao mesmo tempo lidar com as emoções das outras pessoas, de uma forma apropriada e adaptativa (Inteligência emocional). Estando demonstrado que a inteligência emocional está altamente relacionada com o êxito académico profissional e/ou, com menores níveis de stress, com a capacidade para lidarmos melhor com as frustrações e pressões, com maiores níveis de autoeficácia e, por fim, com maiores níveis de empatia, o SPO investiu ativamente no seu ensino e treino para que certas emoções não ultrapassassem os limites saudáveis!


    Roteiro das Sessões “SPO Cuida de Ti”


     Em geral, as sessões foram estruturadas tendo como fio condutor a exploração de um conto (material produzido pelo SPO):

    https://youtu.be/zqiAPQeHmyk  - Abordagem motivacional 

    https://youtu.be/2UTk25AkCrU - alegria

    https://youtu.be/OZTzDFL6pCA - raiva

    https://youtu.be/dI0VaLR_sPk  - tristeza

    https://youtu.be/hkGlvf00yLg   - medo


    Posteriormente, seguia-se, través metodologias ativas de aprendizagem como o brainstorming, o role play e a descoberta guiada, o ensino de estratégias de regulação emocional (Power Point(s), em anexo). De modo complementar, foram ainda criadas, com recurso à aplicação wordwall, algumas ferramentas interativas de suporte à aprendizagem, disponíveis em:

    https://wordwall.net/resource/2207637/spo-cuida-de-ti-eu-controlo-raiva

    https://wordwall.net/resource/2095408/eu-controlo-emo%c3%a7%c3%b5es-cnsa-spo

    https://wordwall.net/resource/1679169/spo-cuida-de-ti

    https://wordwall.net/resource/2211005/spo-cuida-de-ti-perfis-comportamentais

    https://wordwall.net/resource/2658308/descobre-emo%c3%a7%c3%a3o

    https://wordwall.net/resource/2799431


    Todos os materiais foram disponibilizados, semanalmente, na plataforma Edmodo, sendo também o recurso utilizado pelos alunos para a partilha das tarefas solicitadas.

    Em tempo de Pandemia, foi uma experiência muito gratificante de grande proximidade aos alunos e às suas famílias, cumprindo os objetivos a que se propôs!


    *Psicóloga: Mestrado em Regulação Emocional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Coimbra ( https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/18199;), com publicações na área.

    Especialidades: Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade em Psicologia da Educação, Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Especialidade Avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.

    Partilhar
    Facebook Share
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança