Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Esc. EB 1/JI da Quinta da Veiga
Includ-ed
Includ Ed –Comunidades de Aprendizagem Estas comunidades são orientadas para a transformação social e educativa, alicerçadas em teorias e evidências científicas internacionais, que mostram que as interações e a participação da comunidade são os pontos-chave para a promoção da aprendizagem. Estas promovem: a melhoria dos resultados, ao nível do desempenho académico, de todos os alunos; a melhoria da convivência; a participação das famílias e das comunidades, aumentando a coesão social. Baseia-se na implementação de Ações Educativas de Sucesso (AES) transformando as escolas em Comunidades de Aprendizagem. As Ações Educativas de Sucesso (AES) são aquelas para as quais a comunidade científica internacional encontrou provas de que elas permitem: os melhores resultados na aprendizagem instrumental, valores, emoções e sentimentos; trabalhos em diferentes contextos, porque são transferíveis. As Ações Educativas de Sucesso são: Grupos Interativos; Tertúlia Literária Dialógica; Participação Educativa da Comunidade; Educação de Familiares; Formação Pedagógica Dialógica e Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos. No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches foi decidido começar por desenvolver as atividades “Grupos Interativos” e “Tertúlias Dialógicas” em algumas turmas dos diferentes ciclos, no entanto, na EB/JI Quinta da Veiga, decidiu-se avançar ainda mais no projeto dando início a uma Comunidade de Aprendizagem. Assim, para além de implementarmos as atividades supracitadas, trabalhamos a fase dos sonhos. Foi feito um levantamento dos sonhos que as famílias têm para a escola, tanto a nível de condições físicas como pedagógicas. As sugestões foram expostas na “Árvore dos Sonhos” e serão trabalhadas, posteriormente, numa comissão mista, composta por pais, docentes, assistentes operacionais e alunos.