Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Escola EB 1/JI de Zebreiros
Sustentabilidade e Reciclagem
A Equipa Educativa do 8º ano aliou-se ao Projeto Eco Shop da Lipor e da Câmara Municipal de Gondomar, ao projeto “Contentor Inteligente e Amigo Do Ambiente (Contentor I.A.D.A.) ”, da 16.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - “Ciência na escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal” e ao Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento da Universidade Lusíada (Porto) para disseminar a importância da reciclagem, da preservação do meio ambiente e desenvolver melhores práticas, impulsionando a recolha e triagem de resíduos por toda a comunidade educativa pertence à Escola Básica e Secundária À Beira Douro.
Num esforço conjunto e em parceria com o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar e com a Unidade de Educação e Formação Ambiental da Lipor, no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) “Sustentabilidade e Reciclagem”, os docentes da equipa educativa juntaram-se aos técnicos destas entidades que fizeram pequenas intervenções de sensibilização junto dos assistentes operacionais, professores e alunos para melhorar a gestão e a recolha dos resíduos urbanos e dar conhecimento das renovações a ocorrerem na Escola, relativamente à reciclagem e à reorganização e apetrechamento dos equipamentos/ecopontos nos espaços interiores e exteriores. Por outro lado, nas reuniões semanais da equipa educativa, os docentes agilizam atividades e monitorizam as medidas e estratégias implementadas.
Em contexto de sala de aula, os alunos têm também a oportunidade de desenvolver a consciência ecológica, estimulando a prática da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas.
Os alunos das quatro turmas do 8.º ano, como “Guardiões do ambiente”, formados em equipas, têm monitorizado, supervisionado e ajudado os seus pares a colocarem os resíduos nos ecopontos corretos e a adotarem a nova metodologia implementada. Por outro lado, na disciplina de cidadania e desenvolvimento, ministrada pelas diretoras de turma, cujo domínio trabalhado é a “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, privilegiam-se momentos para refletir sobre os problemas do ambiente, desenvolvem-se trabalhos práticos que servirão de sensibilização à Escola, organizam-se várias atividades como um “Workshop sobre reciclagem de papel”, um pedipaper, o “Top 10 – medidas extraordinárias para educação ambiental”, “20 ideias simples de ajudar o Planeta”, uma “sementeira de carvalhos” e a realização de jogos didáticos sobre o ambiente e sustentabilidade. Estes jogos serão divulgados no Dia do Agrupamento e no Dia da Ciência/Línguas a toda a comunidade educativa, nomeadamente aos encarregados de educação.
Já os alunos com adaptações curriculares significativas, previstas nas medidas adicionais, do DL 54/2018 de 6 de julho, têm desenvolvidos inúmeros trabalhos em PowerPoint ou Word e elaboraram cartazes relacionados com a reciclagem, na Área de Capacitação para a Vida Ativa com as docentes de educação especial. Tiveram também a oportunidade de pesquisar na internet sobre os problemas ambientais inerentes ao excesso de consumo de produtos embalados, utilizaram as plataformas digitais pedagógicas Kahoot! e Educaplay para jogar, visualizaram filmes e documentários, leram notícias nacionais e internacionais alusivas a esta temática, bem como desenvolveram atividades práticas de reciclagem.
Somos, neste momento, uma escola promotora de boas práticas de sustentabilidade.