Boas Práticas
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Escola EB 2/3 Febo Moniz – Almeirim
“Cidadania com outras cores, sons, sabores e cheiros”
No âmbito da Flexibilidade e Autonomia Curricular, os alunos do 8º ano realizaram um conjunto de atividades no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular.
O planeamento dos trabalhos teve como grandes eixos:
• a flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais (DAC);
• a dinamização do trabalho de prático e no desenvolvimento de experiências de comunicação e expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal, valorizando o papel dos alunos enquanto autores, proporcionando-lhes situações de aprendizagens significativas.
E foi isso que quisemos com o projeto “Cidadania com outras cores, sons, sabores e cheiros”
“A Educação para a Interculturalidade pretende incentivar os alunos a conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural.
Procura-se compreender causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia para se promover o diálogo intercultural (incluindo inter-religioso) e o fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão.”
Os objetivos do projeto “Cidadania com outras cores, sons, sabores e cheiros” foram:
• Conhecer o contexto histórico;
• Reconhecer e distinguir conceitos diversos como a Multiculturalidade, a Interculturalidade, as Migrações e a Aculturação;
• Conhecer diferentes culturas;
• Promover o diálogo intercultural;
• Relacionar os Descobrimentos com o fenómeno da globalização e relações interculturais;
• Contribuir para uma participação cívica construtiva e esclarecida que permita a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro do respeito pela diversidade e da defesa dos Direitos Humanos;
• Reconhecer as especificidades e as intencionalidades das diferentes manifestações culturais.
O projeto foi desenvolvido:
• Através de dramatizações que juntou a música, a dança, os cheiros e os sabores;
• Exposição de trabalhos, de maquetes e produtos;
• Degustação de produtos e sabores dos novos mundos;
• Demonstração de ritmos africanos, indianos e brasileiros;
• Demonstração de flamengo e capoeira;
• Nas atividades letivas e não letivas;
• Com todos os alunos do 8º ano através de metodologias ativas e que constituíram oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais
• Através do relacionamento interpessoal, nomeadamente de um almoço entre os alunos e os professores do 8º e que que permitiu reconhecer, expressar e gerir emoções e construir relações e permitem uma Cultura de Escola!
Foi constituído um DAC - “Sons, Danças, Cheiros e Sabores dos Novos Mundos” dinamizado pelas disciplinas de Português, História, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física, CD e EMRC. A gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores permitiu explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens visadas.
A preocupação sempre presente da inclusão dos alunos, tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural, como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos. E foi um dia diferente, de aprendizagem e de festa!
O nosso projeto visa a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, e na dignidade humana!
Todos diferentes, todos iguais!