Boas Práticas
Pesquise ou selecione o projeto a consultar
Jardim Escola João de Deus
Be Emotional
O projeto Be Emotional, criado pelo Jardim-Escola João de Deus de Leiria consistiu na criação de uma metodologia inovadora no âmbito das emoções, numa organização do trabalho que já desenvolvíamos há alguns anos sobre as emoções. A metodologia criada teve como grande objetivo o desenvolvimento de competências socio-emocionais em contexto de sala de aula: autoconhecimento; regulação emocional; empatia; relacionamento interpessoal e tomada de decisão responsável, com o foco em sete emoções básicas: raiva, medo, alegria, tristeza, surpresa, nojo e desprezo. A criação desta metodologia, visa sobretudo promover e melhorar as relações interpessoais e prevenir o bullying ou outras situações de violência no futuro.
Foi criado e aplicado no Jardim-Escola um programa para dois níveis etários (5 e 9 anos), organizado em 12 sessões e, sustentado em dinâmicas ativas, assenta fundamentalmente em estratégias de descoberta guiada, debate e reflexão, contextualizadas a partir de um elemento comum a cada grupo de sessões: os contos infantis tradicionais.
As sessões dos ambos níveis são ainda sustentadas por materiais manipuláveis que também criámos, apelativos, adaptáveis na sua utilização e preparados para uma utilização lúdico-pedagógica interdisciplinar, sempre que o professor o desejar. Adequado aos alunos, às
práticas escolares, interessante, motivador e facilitador do trabalho do professor que,
propondo atividades numa dinâmica de constante reflexão individual e em grupo, aborda
as emoções, sempre associadas aos valores e aos afetos.
As 12 sessões criadas pra cada nível apresentam uma estrutura comum:
. Apresentação da sessão: objetivos, competências, estratégias, recursos, e ainda as emoções que terão enfoque na sessão (o professor poderá, numa consulta breve, inteirar-se do foco da sessão e preparar os materiais necessários para a sua dinamização);
. Descrição dos quatro momentos que constituem cada sessão: acolhimento, atividades, reflexão e retorno à calma .
A sessão termina com uma dinâmica lúdica de avaliação, atribuição da conquista do dia (cada sessão conduz à conquista de novas competências), e um momento de despedida, com uma tarefa para realizar em família e/ou com amigos, como forma de aplicação e disseminação das novas competências.
Aplicámos, no nosso Jardim-Escola, o programa de Nível I (alunos de 5 anos a terminar o pré-escolar) e o Nível II (alunos de 9 anos a terminar o 1.º ciclo). Iniciámos as sessões em janeiro, e cumprimos a calendarização, que terminou na primeira semana de maio. O projeto, supervisionado e avaliado cientificamente pelo ISCTE-IUL, teve dois momentos de avaliação: um questionário aplicado inicialmente a ambos os grupos de 5 e 9 anos e no final também às quatro turmas. Em cada nível participaram as duas turmas, sendo uma de controlo e outra de experimentação da metodologia. No final, como já foi referido, foi aplicado o questionário a ambas as turmas novamente.
Não tivemos acesso aos resultados do programa, porque se encontram em fase de análise, mas temos a perceção que a implementação do programa BeEmotional foi realmente extraordinária. Os docentes avaliaram muito positivamente a organização, apresentação e exploração das 12 sessões, bem como os materiais utilizados para a sua dinamização. Nas turmas experimentais foram percecionados resultados imediatos na capacidade de reflexão dos alunos e na capacidade de se relacionarem uns com os outros, mais refletida, mais empática. Iremos manter o projeto no futuro.