• Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Home
  • Sobre a Iniciativa
  • Blog
  • Concorrer
  • Projetos
  • Prémios
  • Comissões

    Boas Práticas

    Escola
    Crianças

    Pesquise ou selecione o projeto a consultar

    Pesquisar

    Esc. EB 1 de Cavalões

    À Descoberta das Profissões

  • Espaço Escolar,
  • Família,
  • Literacias,
  • Cidadania e Inclusão
  • Os alunos finalistas de 1º ciclo desenvolveram atividades no âmbito do programa " À Descoberta das Profissões", dinamizado pela psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as docentes titulares de turma, apoio educativo e encarregados de educação. Este projeto de pesquisa de carreira teve a preocupação de, com recurso a uma metodologia de dinâmica de grupo, de promoção da saúde psicológica, abordando as emoções e sentimentos inerentes à situação pandémica que vivemos, recorrendo-se à exploração/integração de como as famílias estão a lidar com as mudanças. Posteriormente, foi possível a identificação de diferentes tipos de profissões, com a exploração do referencial de cada profissão, promovendo-se a descoberta do significado do compromisso com a tarefa e da responsabilidade. Os alunos envolvidos desenvolveram competências de trabalho em grupo "reinventadas", como espírito crítico e resolução de problemas, sendo valorizado o papel do trabalho em interação com a sociedade. Neste âmbito alunos e alunas de 4º ano, contactaram de forma organizada com os diferentes papéis de vida e fizeram as suas pesquisas vocacionais, seguindo o manual "À Descoberta das Profissões" elaborado pelo Serviço de Psicologia e entrevistaram os familiares mais próximos na procura de informação sobre as profissões e de histórias de vida. Este ano, e porque já não estamos em ano de pandemia, os pais e mães voltaram a entrar na escola sem medos. Desta vez a escola de Cavalões, no dia 29 de junho, recebeu várias mães e até uma avó que generosamente partilharam as principais informações sobre as suas profissões. Com recurso a um guião de entrevista sugerido pela psicóloga da escola e melhorados nas aulas com a professora titular, a informação ficou facilmente organizada. Com este projeto foram desenvolvidas as seguintes atividades: - Aprender a conhecer-se: Quem sou eu/ As minhas características pessoais; - Eu e o Mundo; - Quem faz o quê na minha família: Papéis familiares; - Árvore Genealógica das Profissões dos elementos da família; - Quem faz o quê nas Profissões da Comunidade? (Ciências, Indústria, Saúde, Educação, Comunicação, Economia e Comércio, Administração, Desporto, Agricultura e Pecuária, Artes e Segurança). Da avaliação dos intervenientes, é de salientar que o desenvolvimento destas atividades permitiu uma positiva abordagem à educação para a carreira, contribuindo para um olhar diferente junto do mundo das profissões, tendo como fio condutor a literatura científica que defende que "A exploração vocacional é influenciada por condições pessoais e contextuais, e que determina a informação e mecanismos sociocognitivos e identitários, essenciais à mudança qualitativa e quantitativa dos comportamentos vocacionais".

    Partilhar
    Facebook Share
    • 19255aa2-54b7-4936-a256-48c9d6af89a4
    • 731f967b-bd01-4133-a07a-b32ec15733b0
    Voltar

    Siga-nos

    FacebookInstagram

    Links

    • A iniciativa
    • Blog
    • Concorrer
    • Projetos
    • Prémios
    • Comissões

    Newsletter

    • Perguntas frequentes
    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    • Eduardo Sá
    • CONFAP
    • LeYA Educação
    © 2025 Escola amiga da criança