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    Esc. EB 2/3 Fazendas de Almeirim

    Programa " Mentoria "

  • Cidadania e Inclusão
  • O programa de Mentoria do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, inscrito na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, vai ao encontro da nossa missão de potenciar e fazer emergir alunos que sejam perseverantes, resilientes, proativos, críticos, colaborativos, socialmente responsáveis, criativos e arrojados. Num mundo em mudança, pretende-se propiciar e sustentar percursos formativos coerentes com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Trata-se de um programa que pode traduzir-se na melhoria dos resultados escolares e no desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes nos participantes. A Mentoria é um programa que contempla duas dimensões de intervenção prioritária, que se devem intersecionar: a. acolhimento e/ou integração, b. cooperação entre alunos para a consecução das várias áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A dinamização desta parceria tem em conta o princípio de que o projeto de Mentoria se desenvolve com um trabalho colaborativo entre alunos, de forma a fomentar boas práticas e a minimizar situações mais problemáticas de natureza escolar e/ou educativa. “A mentoria entre pares visa promover as competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico, procurando que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração e que sejam capazes de interagir com tolerância, empatia e responsabilidade, tal como preceituado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.”1 Mentor e mentorando beneficiam da relação de mentoria quer a nível pessoal, quer a nível académico, relacional e social sendo importante a criação de uma relação de confiança e respeito, onde o contacto menos formal e uma maior proximidade linguística contribuem para o sucesso do programa. Os objetivos específicos a definir para um programa de mentoria variam de aluno para aluno, mas, normalmente, centram-se nas seguintes áreas de atuação: • motivação • rendimento escolar • relações interpessoais • comportamento • autoestima Objetivos a) Envolver toda a comunidade educativa, reforçando a consciencialização de uma cultura de qualidade, bem como de intervenção e de responsabilidade solidária que privilegie o exercício da cidadania; b) Fomentar o valor do trabalho voluntário; c) Promover o trabalho colaborativo, designadamente no âmbito da partilha de experiências relevantes, estratégias de intervenção e construção de materiais de apoio; d) Implementar mecanismos de acompanhamento e de integração plena de estudantes referenciados ou que o solicitem no decurso dos respetivos ciclos de estudos, diminuindo dificuldades decorrentes de mudanças escolares, geográficas e culturais; e) Envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos promovendo sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade; f) Acompanhar/monitorizar a inclusão de alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares;

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